Tecnologia

Youtuber quebra recorde mundial com carro a jato; veja o vídeo

Após se dedicar mais de um ano ao projeto, James Whomsley apresentou a primeira versão do carro em 2022. Agora, quebrou um recorde de velocidade
Imagem: Guinness World Records/Divulgação

James Whomsley, youuuber famoso por seus vídeos de engenharia aeroespacial no canal ProjectAir, quebrou o recorde mundial de velocidade com um carro a jato de controle remoto.

O carro do youtuber britânico alcançou a velocidade de 152,5 km/h, e foi reconhecido pelo Guinness como o recordista mundial.

Ao Guinness, Whomsley mencionou que, se não fosse por um acidente inesperado, o carro poderia chegar ao dobro dessa velocidade. Para ele, este projeto foi o mais “desgastante, estressante e dramático” de sua carreira no YouTube.

Para quebrar o recorde mundial, era preciso que o carro a jato ultrapassasse a velocidade mínima de 150 km/h. Isso serviria para estabelecer um nível alto para a categoria, que não possuía recordista anterior.

Após se dedicar mais de um ano ao projeto, Whomsley apresentou a primeira versão do carro a jato em 2022, mas não conseguiu quebrar o recorde mundial.

Por isso, ele se preparou para criar uma versão mais potente, com um motor JetCat 220 de última geração, um chassi robusto de alumínio e a parte dianteira do carro impressa em 3D. O youtuber documentou todo o processo de criação do carro a jato em seu canal.

O youuuber não teve tempo para desenvolver seus próprios pneus, então decidiu usar pneus tradicionais com espumas. Para o inventor, os pneus com espuma poderiam suportar as velocidades extremas do carro.

Aliás, pneus com espuma são o padrão de carros a jato, pois conseguem aguentar o peso do carro enquanto passa por obstáculos terrestres.

Os bastidores da façanha

Após o veículo ficar pronto, James fez o primeiro teste em um autódromo local, onde alcançou 110 km/h. No entanto, ele acreditava que o carro tinha potencial para ir ainda mais rápido.

Ansioso para quebrar um recorde, o youtuber participou do evento de velocidade ROSSA, atraindo a comunidade de carro a jato de controle remoto.

Apesar de desafios, como chuva e vento inesperados em julho, a primeira tentativa do carro a jato percorreu com sucesso mais de 100 metros, alcançando uma velocidade de 152,5 km/h. quebrando o recorde mundial. Confira o vídeo:

Contudo, se não fossem alguns obstáculos, James conseguiria superar seu próprio recorde mundial de carro a jato na mesma ocasião.

No segundo teste, por exemplo, James esqueceu de parafusar a dianteira do carro. Isso, portanto, anulou uma corrida em que o youtuber conseguiu chegar a 220,7 km/h.

Além disso, no terceiro teste, uma ventania fez com que o veículo quebrasse enquanto corria a 226,9 km/h. James compartilhou todas essas experiências com seus inscritos no YouTube.

Apesar do carro ter sido destruído no terceiro teste, o youtuber conseguiu quebrar o recorde mundial maior velocidade de carro a jato, com o reconhecimento do Guinness.

Assine a newsletter do Gizmodo

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas