Será que acaba hoje?

As finais da NBA 2022 chegam hoje ao sexto jogo. Por enquanto, o Golden State Warriors está em vantagem por 3 a 2 sobre o Boston Celtics. Se ganhar mais uma nesta quinta-feira (16), em Boston, os Warriors fecham a série e faturam o cobiçado caneco do basquete profissional norte-americano. Se der Celtics, tem jogo decisivo no domingo em São Francisco.

Com isso, a ansiedade até a hora da partida, às 22h (horário de Brasília), só aumenta.

Para aqueles que querem entrar no embalo da NBA a partir de já, separamos três documentários bem legais sobre basquete para você curtir antes –ou mesmo depois– do jogão. Se liga:

“Celtics/Lakers: Best of Enemies” – ESPN Films: 30 for 30

NBA
Imagem: Divulgação/Reprodução ESPN

 

Há rivalidades. E há Celtics x Lakers. Conheça o grandíssimo elenco de personagens que mudaram a NBA. No centro de tudo isso e durante a década de 80, uma brilhante dupla de jogadores: Larry Bird e Magic Johnson. Dirigido por Jim Podhoretz e produzido por Jonathan Hock, o documentário de cinco horas é dividido em três partes: duas horas, uma hora e duas horas. Ele estreou em 13 de junho de 2017, na ESPN como parte de sua “série 30 for 30”.

Narrando o filme estão os atores Ice Cube e Donnie Wahlberg. Ambos cresceram em Boston ou Los Angeles, e cada um cresceu amando seus times da casa. Levando isso em conta, os criadores de “Celtics/Lakers: Best of Enemies” usam as vertentes partidárias dos artistas, oferecendo uma perspectiva mais equilibrada para os torcedores dos times. Os narradores são alternados, cada um cobrindo seu time favorito.

O documentário está disponível para assistir no próprio site da ESPN, porém é necessário fazer login com um provedor de TV a cabo, como SKY, NET, CLARO ou VIVO. Além disso, o DVD do filme pode ser comprado no site da Amazon

“Without Bias” – ESPN Films: 30 for 30

NBA
Imagem: Divulgação/Reprodução ESPN

Depois de ser selecionado em 2º lugar no draft geral pelo Boston Celtics em 1996, Len Bias foi um dos jogadores mais empolgados e promissores da NBA de todos os tempos. Apesar disso, nunca conseguiu jogar. Pior, acabou morrendo por causa de uma trágica overdose de cocaína poucos dias depois de ser trazido para a liga.

“Sem Bias” cobre sua história, fornecendo informações sobre uma das maiores surpresas que o esporte já viu. Há várias entrevistas de pessoas em sua vida, bem como a cobertura dos eventos que levaram ao seu fim prematuro.  

O filme não está disponível nos serviços streamings, mas o DVD de “Without Bias” pode ser comprado no site da Amazon.

“Once Brothers” – ESPN Films: 30 for 30

NBA
Imagem: Divulgação/Reprodução ESPN

 

Drazen Petrovic e Vlade Divac foram dois amigos que cresceram juntos compartilhando o amor pelo basquete e uma forte amizade. Juntos, levaram a equipe nacional da ainda Iugoslávia a conquistas inimagináveis. Mas, com a queda da União Soviética, a Iugoslávia se separou. O que deu início a uma guerra entre a Croácia de Petrovic e a Sérvia de Divac. Tensões étnicas enterradas há muito tempo surgiram de novo. Os dois, que antes eram praticamente irmãos, estavam agora em lados opostos de uma guerra sangrenta. É um dos melhores documentários de basquete de todos os tempos. Imperdível.

“Once Brothers” está disponível para assistir no próprio site da ESPN, porém é necessário fazer login com um provedor de TV a cabo, como SKY, NET, CLARO ou VIVO. Além disso, o DVD da trama pode ser comprado no site da Amazon