Nestes tempos de pandemia, o mercado de notebook deu uma boa aquecida. Comparando o primeiro semestre deste ano com o mesmo período do ano passado, houve um crescimento de 30% no número de unidades, segundo dados da consultoria GFK. Com mais gente em casa, também houve aumento de interesse pelo lazer no conforto do lar. Nesse sentido, a Acer anunciou nesta quinta-feira (13) a chegada dos notebooks gamers Nitro 5 com processador AMD Ryzen ao mercado brasileiro.

São dois novos modelos da linha gamer, e a principal diferença entre eles é o processador. Um vem com o chip AMD Ryzen 5 3550H e outro AMD Ryzen 7 3750H. Fora isso, os notebooks se diferenciam por memória, armazenamento, placa gráfica e bateria. Fisicamente, o bacana é que os modelos tem bordas menores, aproveitando melhor a área da tela.



Os notebooks começam a ser vendidos ainda neste mês em varejistas e na loja online da Acer. A empresa não deu detalhes sobre os preços de todos os produtos. Se limitaram a dizer que eles custam a partir de R$ 5.299 (meu chute é que o produto com este preço seja o modelo com Ryzen 5, por ter configurações um pouco mais modestas).

Nitro 5 com AMD Ryzen 5

Aqui são dois modelos (AN515-43-R9K7 e AN515-43-R59W), cuja principal diferença entre eles é o armazenamento. O primeiro possui 1 TB de HD + 256 GB de SSD, enquanto o segundo conta com 1 TB + 128 GB. Outra diferença entre eles é o sistema operacional. O primeiro vem com Endless OS (um sistema baseado em Linux), enquanto o segundo vem com Windows 10 Home.

Interface do Essential OS que vem no Nitro 5. Crédito: AcerInterface do Endeless OS que vem no Nitro 5. Crédito: Acer

Em comum, eles têm 8 GB de memória RAM, a placa de vídeo Nvidia GeForce GTX 1650 com 4 GB de memória dedicada, o monitor Full HD de 15,6 polegadas, que reduz o reflexo da luz, e o teclado ABNT 2 (que é o padrão brasileiro, aquele que tem o “ç”) retroiluminado.

Como boa parte dos computadores gamers, a Acer oferece ainda o que eles chamam de NitroSense, um software que permite monitorar a temperatura da CPU e da GPU, além de ajustar a velocidade da ventoinha e as configurações de energia.

Nitro 5 com AMD Ryzen 7

Rodar jogos e softwares mais pesados não deve ser problema neste modelo, cujo código é AN515-43-R4C3. Sua placa gráfica é uma Nvidia GeForce GTX 1650 com 4 GB de memória dedicada.

Quanto a armazenamento, ele conta com uma solução híbrida: HD de 1 TB + 128 GB de SSD, e ele vem com 8 GB de RAM.

Detalhe do Acer Nitro 5 fechadoA tela é de 15,6 polegadas Full HD IPS com tecnologia da Acer que reduz o reflexo da luz, e o teclado é retro iluminado padrão ABNT 2.

A marca também ressalta que o laptop vem com uma câmera HD (1.280 x 720), o que é ótimo nesses tempos de videoconferências, além de uma bateria com autonomia de até 7 horas.

O que chama a atenção é que ele não vem com Windows, mas o Endless OS, um sistema baseado em Linux. A questão parece ser tornar o notebook mais barato; então, se você for comprar um, leve em conta o custo do sistema operacional que você terá que comprar à parte se não quiser ficar com o Linux.