O Facebook acaba de lançar uma interface dedicada ao Messenger, sistema de chat instantâneo da rede social, que permite acessar o serviço de troca de mensagens do Facebook sem entrar no Facebook.  Você pode acessar o chat dedicado com a sua conta da rede pelo site Messenger.com. Ele está disponível apenas em inglês no momento, mas outras línguas estarão disponíveis em breve.

>>> Facebook anuncia Scrapbook, um espaço para colocar fotos dos filhos

Ainda é possível trocar mensagens pelo Facebook, mas a página dedicada ao chat é ótima para quem não quer se distrair com o feed de notícias ou com as contantes notificações para jogar Candy Crush Saga que a sua tia te manda — o que é ótimo para quem usa o Facebook para o trabalho, por exemplo. De acordo com a companhia, o serviço de mensagens dedicado foi feito para “complementar o app Messenger”.

messenger-desktop

A página é bem parecida com o app para tablets: uma tela branca, com os contatos à esquerda e o restante é ocupado com a conversa. Quase todos os recursos da plataforma móvel estão disponíveis, como fotos, vídeos e adesivos. Mensagens por voz, no entanto, ficaram de fora da página da web. Entretanto, é possível ativar notificações no próprio desktop, então se o navegador estiver minimizado, você ainda receberá a notificação de uma nova mensagem.

messenger-web

O Facebook tem recentemente investido em diversas inovações no seu sistema de chat, e recentemente lançou aplicativos nativos para o serviço, que trazem mensagens de voz musicais e gifs feitos especialmente para a conversa.

Ainda é cedo para dizer o que a empresa planeja com estas inovações, se ela se integrará o serviço ao Whatsapp — adquirido em outubro do ano passado por US$ 22 bilhões — no futuro, por exemplo, ou se lançará um aplicativo próprio para o desktop, como o Google fez com o Gtalk (RIP). [TechCrunch]