O Google parece estar cogitando dois recursos bacanas que poderiam chegar à maioria dos Androids. Um deles é o modo multijanela, já presente em alguns dispositivos da Samsung; o outro é permitir que você teste apps – gratuitos ou pagos – sem baixá-los.

O Android Police descobriu que o Google experimentou um modo multijanela “entre o final de 2013 e início de 2014”, e revela alguns detalhes do projeto.



Em smartphones e tablets, seria possível abrir dois apps ao mesmo tempo. Bastaria ativar o menu de multitarefa, tocar e segurar no app, e arrastá-lo para um dos lados da tela:

Divulgação

No outro lado, ficaria a tela inicial ou o próprio menu multitarefa. Nessa área, você poderia então abrir outro app.

Seria então possível reajustar o tamanho de um dos apps: se um deles ocupar 25% da tela, ele entraria em modo smartphone; mais que isso, e ele ficaria em modo tablet. Também seria possível arrastar conteúdo – como imagens e texto – entre janelas.

Isso funcionaria tanto em tablets como em smartphones, na vertical ou na horizontal, como mostram estas imagens do blog Android Internals publicadas em março:

Divulgação

A Samsung implementou o modo multijanela há algum tempo, mas há uma vantagem em potencial aqui: qualquer app poderia usar o modo multitarefa, por ele ser integrado ao Android. Em dispositivos Samsung, apenas alguns apps são compatíveis com o recurso.

Na verdade, você pode usar o modo multijanela em qualquer dispositivo Android: é preciso fazer root e instalar o módulo Xposed Framework, como explica este guia do How-To Geek. No entanto, ele não funciona muito bem, e tem alguns bugs.

Seria bacana ver este recurso ganhando suporte oficial no Android padrão, sem ficar algo restrito a uma ou outra fabricante. Mas recriar funcionalidades que já existem não é assim tão fácil: é preciso lidar com um tortuoso caminho de acordos e patentes.

Por exemplo, o recurso Quad View Multi-tasking, que permite abrir até quatro apps simultaneamente nos tablets Samsung Galaxy Pro, na verdade foi desenvolvido pela finlandesa Ixonos. Talvez o Google deva conversar com eles também.

Testar apps sem download

Segundo o The Information, o Google também está experimentando uma nova forma de testar apps. Em vez de baixar vários megabytes – algo complicado em nossas franquias limitadas de dados – você teria acesso apenas a um “micro app”.

Isto funcionaria com apps gratuitos e pagos: você testaria uma parte dele sem fazer download. Aqui, a ideia é estimular mais usuários a baixar – e a comprar – apps.

Divulgação

O The Information não diz como o novo recurso vai funcionar, mas a Amazon vem fazendo algo semelhante há anos. Com o Test Drive, você testa apps gratuitos ou pagos, no celular ou no computador, sem baixá-los: eles rodam na nuvem através de virtualização. No entanto, isto funciona apenas nos EUA.

O Google estaria experimentando esse recurso há mais de um ano, mas ainda não há prazo para ele ser implementado. [Android Police; The Information via Engadget e 9to5Google]

Imagens por Android Police, Android Internals e Gizmodo US