Apple corta as asas da Epic e encerra acesso a ferramentas de desenvolvimento para iOS e macOS
De acordo com um comunicado feito através do Twitter Epic Games Newsroom, a Apple encerrará todas as contas de desenvolvedores da Epic e encerrará a licença das ferramentas de desenvolvimento para iOS e Mac da empresa a partir de 28 de agosto de 2020. Em resposta, a Epic atualizou seu processo judicial contra a Apple, chamando este último movimento de “retaliação”.
Apple removed Fortnite from the App Store and has informed Epic that on Friday, August 28 Apple will terminate all our developer accounts and cut Epic off from iOS and Mac development tools. We are asking the court to stop this retaliation. Details here: https://t.co/3br1EHmyd8
— Epic Games Newsroom (@EpicNewsroom) August 17, 2020
A Epic Games está agora solicitando uma ordem de restrição temporária contra a Apple para impedi-la de “remover, retirar da lista, recusar-se a listar ou de outra forma indisponibilizar o aplicativo Fortnite, incluindo qualquer atualização, da App Store com base no fato de ele oferecer processamento de pagamento de compras no aplicativo por meios diferentes dos oferecidos pela Apple.”
A atualização também visa impedir a Apple de “remover, desabilitar ou modificar Fortnite” de qualquer dispositivo de usuário iOS, bem como “impedir a Apple de tomar qualquer ação adversa contra a Epic, incluindo, mas não se limitando a, restringir, suspender ou encerrar qualquer entidade Epic do Programa de Desenvolvedores da Apple. ”
A empresa também disse que a Apple está removendo seu acesso a todas as ferramentas de desenvolvimento de software, incluindo o software Unreal Engine que ela oferece a desenvolvedores. A Epic afirma que esse app nunca violou nenhuma política da Apple e que a companhia da maçã nunca mencionou nada do tipo. “A Apple está atacando todo o negócio em áreas não relacionadas”, disse a empresa em seu último processo.
Em circunstâncias normais, quando um aplicativo não está em conformidade com as diretrizes da App Store, ele é removido e apenas restabelecido quando os desenvolvedores removem ou adicionam determinados recursos que considera apropriados.
Por exemplo, há vários meses, o Shadow, um aplicativo de jogos em nuvem que fornece aos usuários um PC virtual completo, foi removido da App Store por violar uma de suas políticas. A empresa não especificou qual política, mas o app foi reestabelecido não muito tempo depois de remover o recurso Quick Launch de seu aplicativo iOS. Quando o Gizmodo originalmente pediu um comentário, a Shadow não comentou sobre qual diretriz o Quick Launch violava.
Parece não haver razão para a Apple remover do macOS além do iOS, sem mencionar o Unreal Engine, bem como cortar a empresa das ferramentas de desenvolvimento.
O Gizmodo entrou em contato com a Epic Games e a Apple para comentar, mas só recebeu um comentário da Apple até agora. Um porta-voz da empresa linkou a declaração emitida na semana passada:
Hoje, a Epic Games deu o passo infeliz de violar as diretrizes da App Store que são aplicadas igualmente a todos os desenvolvedores e projetadas para manter a loja segura para nossos usuários. Como resultado, seu aplicativo Fortnite foi removido da loja. A Epic habilitou um recurso em seu aplicativo que não foi revisado ou aprovado pela Apple, e o fez com a intenção expressa de violar as diretrizes da App Store em relação aos pagamentos no aplicativo que se aplicam a todos os desenvolvedores que vendem produtos ou serviços digitais.
A Epic teve aplicativos na App Store por uma década e se beneficiou do ecossistema da App Store — incluindo suas ferramentas, testes e distribuição que a Apple fornece a todos os desenvolvedores. A Epic concordou com os termos e diretrizes livremente e estamos felizes por eles terem construído um negócio tão bem-sucedido na App Store. O fato de que seus interesses comerciais agora os levam a pressionar por um acordo especial não muda o fato de que essas diretrizes criam condições equitativas para todos os desenvolvedores e tornam a loja segura para todos os usuários. Faremos todos os esforços para trabalhar com a Epic para resolver essas violações para que eles possam devolver o Fortnite à App Store.”
Atualizaremos este artigo se a Apple responder com um comentário atualizado e/ou se a Epic emitir uma resposta.
Na semana passada, a Apple e o Google removeram o Fortnite de suas respectivas lojas de aplicativos por violar políticas relacionadas a compras no aplicativo. Ambas exigem que todas as compras no aplicativo sejam feitas por meio de seu próprio sistema de pagamento, não diretamente para o desenvolvedor, permitindo que recebam uma comissão de 30% sobre todas as compras.
A Epic aparentemente calculou esse movimento porque logo depois que a Apple removeu Fortnite de sua loja, a empresa anunciou que estava entrando com um processo contra a Apple — e já tinha o processo no tribunal, além de um vídeo chamativo pronto para exibir.
A Epic agora não está apenas desafiando a, em suas palavras, “exorbitante” comissão de 30% da Apple, mas também enfrentando o que considera uma retaliação por abrir um processo.