A microfotografia permite compreender a beleza de coisas que, de tão pequenas, são invisíveis aos olhos nus.
Pensando nisso, a Nikon criou o Small World Competition, um concurso de fotos que tem como objetivo reconhecer o trabalho de fotógrafos que capturam o mundo microscópico.
Desde que começou, o projeto tornou-se uma vitrine dessas obras. Hoje, o Giz Brasil traz para você as 5 fotografias microscópicas escolhidas como as sensacionais de 2023.
Um olho de roedor
Não parece, mas a fotografia vencedora ilustra a cabeça do nervo óptico de um rato de laboratório. Nela, é possível ver várias estruturas celulares, que foram rotuladas com cores diferentes.
De modo geral, as células nervosas chamadas astrócitos aparecem em amarelo, enquanto algumas proteínas contráteis estão em vermelho.
O fotógrafo é Hassanain Qambari, um cientista que estuda os danos que ocorrem nos vasos sanguíneos do fundo do olho em pessoas com diabetes. “Eu participei do concurso como uma forma de mostrar a complexidade da microcirculação da retina”, explicou.
Um fósforo acendendo
É tão cotidiano que poucas pessoas param para pensar em como isso acontece. Agora, um fotógrafo conseguiu capturar em detalhe o que acontece quando você risca a cabeça de um fósforo na lateral da caixa. O autor do registro é o fotógrafo alemão Ole Bielfeldt.
O câncer de mama de perto
Outra imagem reconhecida no concurso Nikon Small World deste ano é a espiral rosada de células de câncer de mama. Coincidentemente, a visão em detalhe microscópico dessas estruturas mostra um aglomerado de células que, quando juntas, desenham um coração. A autora da imagem é a consultora de saúde Malgorzata Lisowska.
As presas de uma tarântula
Bonita e assustadora. A foto que ganhou o quarto lugar na competição de imagens científicas mostra uma visão ampliada das presas venenosas de uma tarântula. A aranha foi capturada em todo o seu terrível esplendor pelo fotógrafo John-Oliver Dum.
Pelos nas folhas
Apesar dessas estruturas brilhantes e pontiagudas parecerem belas anêmonas-do-mar, a foto ilustra parte de seres vivos terrestres. Na verdade, o registro mostra os pelos na folha de uma oliveira russa (Elaeagnus angustifolia), vista sob luz ultravioleta.
O fotógrafo David Maitland usou a microscopia de fluorescência para tirar esta fotografia, que registra uma das estruturas de defesa dessa planta.
Para ver as fotos do mundo microscópico vencedoras de outros anos da competição, basta clicar aqui.