Uma tendência interessante na atualização para o Android Marshmallow é que as fabricantes estão removendo apps que antes vinham embutidos no sistema. É o caso da Asus, por exemplo: o Zenfone 2 Laser perderá até 22 apps ao ser atualizado.

>>> Lollipop enfim é versão mais usada do Android
>>> Quanto tempo leva até uma versão nova do Android se tornar a mais popular?

O Zenfone 2 Laser é o primeiro smartphone da Asus a receber oficialmente o Android 6.0. O sistema traz o Google Now on Tap, que oferece informações entendendo o contexto de apps; o Doze, que reduz o consumo de bateria; controles para gerenciar permissões de apps; e novos emojis.

Além disso, no caso da Asus, a atualização vai limpar boa parte do bloatware. Isso inclui:

Omlet
Data Transfer
Photo Frame
ASUS Backup
Dr. Safety
What’s Next
Party Link
Remote Link
PC Link
Yahoo Shopping
EZ Ding
TripAdvisor
Zinio
iReader
Dr.eye
Google+
Puffin Browser
Mirror
Configurações Google (integrado em ASUS Settings)
Asus Email
Asus Calendar
Asus Messaging

E três apps serão incluídos: Google Messenger (para substituir o Asus Messaging), Google Agenda (para substituir o Asus Calendar) e Dr. Booster (para otimizar o desempenho de jogos).

A Motorola fez algo semelhante: na atualização para o Marshmallow, o app Migração Motorola foi removido, a Tela Ambiente foi descartada, e o Moto Assist não tem mais as opções “Dormindo” e “Reunião” (substituídos pelo modo “Não perturbe”). A ideia, segundo a empresa, é “complementar o Android, e não concorrer com ele”.

Cartão de memória

A Asus também avisa que o Marshmallow não terá suporte a Apps2SD, então é preciso retirar seus apps do cartão de memória e movê-los para o armazenamento interno antes de atualizar.

O Marshmallow agora conta com algo chamado “armazenamento adotável” (não adaptável): o cartão microSD pode ser incorporado ao armazenamento interno, funcionando como uma coisa só. Isso permite expandir o espaço para guardar apps e também seus arquivos; no entanto, o conteúdo será criptografado e não poderá ser lido por outros dispositivos.

Há também um modo “armazenamento portátil” para salvar apenas suas músicas, fotos e vídeos no cartão microSD, que poderá ser lido por câmeras, PCs e afins – no entanto, ele não poderá mais guardar apps. A Motorola também removeu o suporte a Apps2SD na atualização para o Marshmallow.

cartao sd marshmallow motorola

Quem vai receber Marshmallow?

Além do Zenfone 2 Laser, a Asus promete atualizar até junho o Zenfone 2, Zenfone 2 Deluxe/Special Edition, Zenfone Selfie, Zenfone Max, Zenfone Zoom e Padfone S; o Nexus 7 (2013) já foi atualizado pelo Google.

Quanto às outras fabricantes, esta é a lista oficial até o momento:

Motorola: Moto X (2ª geração, Play e Style), Moto Maxx, Moto G (2ª e 3ª gerações), Moto E 4G de 2ª geração, Nexus 6

Samsung: Galaxy S6 e Galaxy S6 edge (alguns usuários receberam a atualização no Galaxy S5, Note 4, Note 5 e Note Edge)

LG: G3, G4, V10, Nexus 5

Sony: Xperia Z5, Xperia Z5 Compact, Xperia Z5 Premium, Xperia Z4 Tablet, Xperia Z3+, Xperia Z3, Xperia Z3 Compact, Xperia Z3 Tablet Compact, Xperia Z2, Xperia Z2 Tablet, Xperia M5, Xperia C5 Ultra, Xperia M4 Aqua e Xperia C4

Lenovo: Vibe A7010, Vibe K5, Vibe S1, Vibe P1, Vibe X3, Vibe Shot, A7000, A7000 Plus, K3 Note

Xiaomi: Mi 3, Mi 4, Mi Note

BlackBerry: Priv

OnePlus: OnePlus 2, OnePlus One, OnePlus X

Huawei: Mate S, Mate 7, P8, P8 Max, Honor 7, Honor 7i, Honor 6 Plus, Honor 6, Honor X2, Honor 4X, Honor Play 4C, G7, G7 Plus

HTC: One M9, One M8, One M9+, One E9+, One E9, One ME, One E8, One M8 EYE, Butterfly 3, Desire 826, Desire 820, Desire 816, Nexus 9

Nvidia: Shield Tablet K1, Shield Tablet, Shield Android TV

O Marshmallow estava presente em 7,5% dos dispositivos Android que acessaram o Google Play no início de maio.

[Asus via Android Police]