A atualização de aniversário do Windows 10, anunciada na Build 2016, finalmente será liberada. A Microsoft anunciou nesta quarta-feira (29) que a partir do dia 2 de agosto os usuários irão receber os novos recursos gratuitamente.

O update é um grande pacote de novidades e melhorias. A Cortana agora está mais esperta, foi adicionado o suporte ao Windows Ink, o Edge está mais eficiente, há novas experiências para games e mais segurança.

Cortana

Agora a Cortana está disponível na tela de bloqueio, basta dizer “Ei Cortana” para ativar a experiência em tela cheia. Além disso, ela irá salvar e recuperar informações importantes, como o local que estacionou o carro no aeroporto. Agora podemos adicionar fotos para tornar os seus lembretes mais visuais.

cortana-tela-cheia

Ela servirá também como uma ponte entre dispositivos, enviando notificações para todos os aparelhos com a assistente pessoal ativa – será possível compartilhar endereços e ser alertado ao receber mensagens SMS, WhatsApp ou do Glympse em seu celular.

Microsoft Edge

O Microsoft Edge está mais otimizado. Serão usando menos ciclos de CPU, menos memória RAM e o impacto da atividade de segundo plano e do conteúdo periférico será minimizado. Isso, promete a empresa, irá garantir mais horas de autonomia de bateria.

microsoft-edge-laptop

O navegador também ganhou uma nova arquitetura de acessibilidade que suporta padrões modernos da web como HTML5, CSS3 e ARIA. Além disso, uma série de extensões foram adicionadas à Windows Store, entre elas o botão “Pin it”, do Pinterest e o LastPass

Games

Novos recursos foram adicionados ao Xbox One e ao app Xbox para Windows 10.

O programa Xbox Play Anywhere permite que você compre um jogo apenas uma vez e jogue tanto no PC quanto no Xbox One, com progressos, saves de jogos e conquistas sincronizadas.

Windows-10-e-Xbox-1

A Cortana agora pode encontrar novos jogos, verificar o que seus amigos estão fazendo, começar um grupo, realizar tarefas comuns e ligar seu Xbox One ao dizer “Hey Cortana, Xbox On” se estiverem usando o Kinect.

Foram incorporadas também funcionalidades solicitadas por fãs. Agora a escolha do idioma é independente da região do usuário e há suporte para música de fundo.

Windows Ink

O Windows Ink melhora o suporte a canetas stylus no Windows 10, com integração ao pacote Office e outros aplicativos como o Microsoft Edge e Mapas.

AnniversaryUpdate-Ink

 

Podemos anotar em uma captura de tela, desenhar uma ideia rapidamente e adicionar lembretes, por exemplo. No Mapas, você pode desenhar uma linha entre dois pontos e o aplicativo dá instruções de como ir de um ponto a outro.

Segurança

O Windows Hello agora é compatível com apps e Microsoft Edge; sites compatíveis poderão autenticar a identidade dos usuários utilizando biometria. A atualização também possibilita que outros dispositivos utilizem o Hello para desbloquear o PC.

O Windows Defender também recebeu novidades e agora é possível agendar escaneamentos rápidos automaticamente.

seguranca-windows-aniversario

Para clientes corporativos, o Windows Defender Advanced Threat Protection irá fornecer uma inteligência sobre ameaças e detecção de ameaças avançada. Outra solução é o Windows Information Protection, que ajuda a proteger as empresas de vazamentos de dados acidentais, separando dados pessoais e organizacionais.

***

O Windows 10 teve adoção mais rápida de qualquer outro sistema da Microsoft. A versão do sistema está hoje em mais de 350 milhões de dispositivos e alcançou a marca de mais de 135 bilhões de horas de uso desde o lançamento.

A oferta gratuita de atualização para o Windows 10 se encerra em 29 de julho, data em que a notificação presente nos PCs lembrando os usuários da possibilidade de atualizar será removida. Depois, uma licença do sistema custará R$ 469,99.