Em uma galáxia nem tão distante assim, em meados dos anos 90, sem os famosos smartphones, sem as viciantes redes sociais, e onde os videogames só rodavam em aparelhos de televisão, um bichinho eletrônico japonês teve o dom de mexer com corações de crianças e pais do mundo inteiro.

Se você tem mais de 20 anos é quase impossível não saber ou nunca ter tido contato com um famoso bichinho de estimação digital, o Tamagotchi. Nesta terça-feira (23), o brinquedo da empresa japonesa Bandai, completou 25 anos de seu lançamento.

Não demorou para que o joguinho conquistasse os japoneses e logo desembarcasse em outros países, incluindo o Brasil. Como de hábito, sua versão oficial sofria concorrência de modelos genéricos chineses, encontrados em qualquer lojinha popular e ajudou a popularizar o bichinho.

Não deixar morrer

Para quem não lembra, Tamagotchi vinha em formato de chaveiro, em várias cores, mas um só objetivo: não deixar o bichinho morrer. Ele era sedento de doses regulares de alimentos, higiene e carinho —tudo oferecido eletronicamente, é claro.

O sucesso do brinquedo foi tanto que a empresa vendeu mais de 80 milhões de unidades no mundo todo, sendo 20 milhões apenas no primeiro ano.

Apesar do enorme sucesso, o Tamagotchi teve que se readaptar devido aos avanços tecnológicos, diante disso a empresa lançou algumas novas versões ao longo dos anos, mas nenhuma deu tão certo quanto a primeira que durou até 2004.

Versão 2021

E em comemoração aos 25 anos, a empresa japonesa anunciou mais uma versão dos Tamagotchis. O Tamagotchis Smart, que será uma versão vestível.

Segundo a Bandai, o relógio apresentará nossos animais de estimação digitais mais uma vez, mas desta vez com tecnologia. Isso inclui uma tela de toque LCD e um microfone, que o usuário poderá usar para acariciar ou falar com seu animal de estimação (dentro dos limites… Não é uma Alexa!).

Assine a newsletter do Gizmodo

A tela é colorida, ao contrário do Tamagotchi original, que era monocromático. Você pode vestir seu animal de estimação, alimentá-lo com lanches e levá-lo ao banheiro – não tão diferente do original.

E, falando em original, a empresa também lançou uma edição especial do Original Tamagotchi para o aniversário, que está disponível para pré-venda na Amazon. Eles custam US $19,99.

As novas versões estão sendo vendidas inicialmente apenas nos Estados Unidos, Canada, Reino Unido e Austrália. Ainda não há previsão de venda oficial no Brasil.