O BlaBlaCar conecta motoristas e viajantes que queiram ir para outra cidade. Com este tempo de quarentena e com menos gente se locomovendo, a plataforma francesa criou um aplicativo que tenta conectar pessoas que querem ajudar com quer ser ajudado.

Chamado de BlaBlaHelp, o aplicativo, disponível para iOS e Android, tem como objetivo facilitar a vida de quem precisa de algo do mercado ou farmácia, mas está doente, faz parte do grupo de risco ou não consegue por algum tipo de incapacidade física. A ideia aqui não é ter uma troca financeira, tanto é que o app nem pede informações deste tipo.

De alguma forma é uma versão tecnológica daquilo que tem ocorrido em muitos condomínios, em que voluntários anunciam no elevador ou numa área comum que estavam dispostos a sair para comprar algo para as pessoas.

Ainda que seja um aplicativo separado do BlaBlaCar, quem já tem conta na solução de caronas pode se logar diretamente no  BlaBlaHelp ou criar uma nova. O cadastro em si não é complicado, você deve informar coisas básicas, como endereço, e-mail e número de telefone. No entanto, em testes, a plataforma demorou para enviar o SMS de confirmação. Então, acabei criando uma conta no BlaBlaCar, onde houve o envio de código por mensagem, e depois entrei no BlaBlaHelp.

Com o cadastro pronto, você pode procurar pessoas na sua região dispostas a ajudar ou se identificar como ajudante e dizer o tipo de serviço que está disposto a prestar, como compras em mercado, hortifrutis, açougues, farmácias, além de informar o tipo de transporte — se tem carro ou se pode ajudar fazendo compras a pé mesmo.

No primeiro caso (procurar pessoas dispostas a ajudar), você informa sua localização e aparecerão bolinhas com a foto da pessoa e um pequeno perfil, informando desde quando é membro do BlaBlaCar (já que o BlaBlaHelp é relativamente novo), como pode ajudar e se tem documentação e telefone confirmados. Para pedir ajuda, basta tocar em “Enviar Pedido”. Com isso, seu número de telefone é compartilhado com a pessoa — então, tome cuidado pois a pessoa solicitada será avisada na hora; não rola um “tem certeza?” antes.

BlaBlaHelp
BlaBlaHelp

Já no segundo, para se tornar um ajudante, basta tocar no botão na página inicial que diz “Tornar-se um ajudante” e, em seguida, descrever o que está disposto a fazer e se tem carro ou não. Após isso, você vira um ponto de contato no mapa de sua região.