Tecnologia

Blue Origin lança foguete New Shepard com sucesso; assista

Decolagem ocorre 15 meses após acidente com foguete da Blue Origin. Veja o vídeo do 24º lançamento da New Shepard
Imagem: Blue Origin/Reprodução

Na última terça-feira (19), a Blue Origin, empresa especializada em turismo espacial do bilionário Jeff Bezos, realizou o lançamento do foguete New Shepard. Dez minutos após deixar o solo, a cápsula aterrissou com segurança no deserto do Texas, nos EUA. O êxito da missão era fundamental para companhia seguir com seus planos de realizar voos comerciais ao espaço.

A missão não tripulada continha 33 cargas de ciência e pesquisa e 38 mil cartões confeccionados por estudantes. A operação estava prevista para a última segunda-feira (18), mas acabou sendo adiada em razão da identificação de um problema no “sistema terrestre”. Reveja o lançamento:

Este é o primeiro lançamento da empresa desde o acidente ocorrido em 2022. Na ocasião, uma falha acabou resultando na queda da New Shepard pouco mais de um minuto após o início da missão. Como a cápsula não era tripulada, nenhuma pessoa ficou ferida.

Uma investigação conduzida pela FAA (Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos) concluiu que a Blue Origin precisaria realizar ao menos 21 correções em seus equipamentos para que pudesse voltar a lançar uma cápsula ao espaço novamente.

Entre as mudanças estava um redesign nos componentes do bocal e motor do foguete, considerado o principal responsável pela falha do ano passado. As investigações apontam que o item não suportou as altas temperaturas.

Normalizando o turismo espacial

Nos últimos dois anos, a empresa já transportou 31 pessoas ao espaço, incluindo um brasileiro. A ideia é tornar a modalidade tão comum quanto uma viagem tradicional de avião.

O próprio Jeff Bezos — fundador da Amazon e da Blue Origin — já teve a experiência no primeiro voo ao espaço com passageiros da Blue Origin. Aliás, foi também com esse mesmo modelo foguete que o ator William Shatner (o Capitão Kirk, de “Star Trek”) viajou ao espaço.

A companhia está em um momento crítico para concretizar seus planos de ser uma potência no turismo espacial, mas os problemas do ano passado resultaram em grandes atrasos nos planos internos da empresa.

Além disso, os constantes avanços e testes bem-sucedidos da SpaceX estão se mostrando uma ameaça maior do que a companhia poderia prever. Há um temor de que a empresa de Elon Musk saia na frente como potencial cliente da NASA, em um momento que Blue Origin levanta desconfianças até mesmo sobre a capacidade de cumprir contratos com a Amazon.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas