No Windows Phone, a Cortana é uma assistente pessoal bem esperta porque entende o contexto de suas perguntas. Por exemplo, se você falar “quem é o presidente dos EUA” e depois “quantos anos ele tem”, ela entende que você ainda está falando de Barack Obama.

Agora, você pode usar isso no computador: em seu blog oficial, a Microsoft apresentou o recurso, que está disponível para a versão americana do Bing – você pode acessá-lo aqui.

bing conversation (2)

Basta digitar suas perguntas em inglês: “qual é o edifício mais alto do mundo?” e “qual é sua altura?”; ou “quem interpretou Ceasar em Planeta dos Macacos” e “quantos anos ele tem”.

Ao fazer as mesmas perguntas para a Cortana – falando ou digitando – ela oferece as mesmas respostas, já que também usa o Bing:

cortana bing brasilia

No entanto, quando eu fiz essas mesmas perguntas para o Google.com usando voz – também em inglês – ele não entendeu o contexto: o site não respondeu qual é o edifício mais alto; não informou a idade do ator Andy Serkis; e não disse quantas pessoas moram em Brasília.

Mas deveria! Há um ano, o Google.com passou a entender o contexto de perguntas no navegador. Isso funciona apenas por voz, o que pode ser meio inconveniente. No entanto, há alguns recursos bacanas: você pode ativar a busca pelo comando “OK Google” no Chrome; usá-la como temporizador (“set a timer for 5 minutes”); e até gravar um lembrete no Google Now (“remind me to buy milk tomorrow”). Você pode testar isso em google.com/ncr.

O Google Now tem um recurso semelhante no Android, e ele entende o contexto quando você digita a pergunta.

Infelizmente, tanto Google quanto Microsoft limitam a busca contextual ao idioma inglês, mas isso deve mudar: a Cortana está sendo testada em mandarim; e o Google diz que o suporte a outras línguas “virá em breve”. [Bing Blogs via The Verge]