Carne vegetal é mais saudável? Veja o que diz a ciência
A carne vegetal e o veganismo ganharam força no final da década passada, com cadeias de fast-food de hambúrguer vegano surfando no “hype saudável”.
No entanto, quando entramos na segunda metade desta década, dietas veganas estão sendo alvo das mesmas críticas e temores das carnes ultraprocessadas.
Black Friday
PlayStation®5 Slim Edição Digital com 2 JogosEm junho, um estudo internacional com a participação de cientistas da USP apresentou um elo entre carne vegetal e o risco de doenças cardiovasculares.
Nos materiais e métodos desse estudo, a carne vegetal correspondia a apenas 0,2% das amostras. Além disso, a base de dados do estudo é do biobanco do Reino Unido, coletada entre 2009 e 2012.
Nesse período, a nova geração de carne vegetal ainda nem existia e o estudo considera tofu e derivados de soja como alternativas ultraprocessadas à carne animal.
Carne vegetal causa depressão?
Desse modo, é necessário ter cautela ao ler as manchetes sobre um novo estudo, publicado na última terça-feira (17), associando o consumo de carne vegetal a problemas de saúde mental.
De acordo com a pesquisa, vegetarianos que comem carne vegetal apresentaram um risco de depressão 42% maior que vegetarianos que não comem carne vegetal.
O estudo analisou a dieta de 3.300 vegetarianos do Reino Unido, bem como amostras sanguíneas, revelando que quem consumia carne vegetal tinha maior pressão arterial, menos níveis de colesterol “bom” e problemas inflamatórios.
No entanto, a base de dados desse novo estudo é a mesma do estudo anterior, que analisou o consumo de “alternativas à carne baseadas em vegetais” entre abril de 2009 e junho de 2012.
Aliás, o estudo anterior aparece na lista de referências acadêmicas deste estudo e reconhece “ter limitações devido aos dados coletados”.
“As amostras são predominantemente de pessoas brancas no Reino Unido, enquanto a informação sobre a dieta foi coletada apenas no início do estudo, ignorando possíveis mudanças ao longo do tempo”, diz um release da Universidade de Surrey.
Viés
Em partes, o release está correto, mas sobre as informações de dieta, o próprio estudo detalha o uso do Oxford WebQ, um questionário autônomo que coletou informações entre 2009 e 2012.
A conclusão não é sobre carne vegetal ser saudável ou não, pois a discussão é mais ampla. Por exemplo, o estudo identificou baixos níveis de colesterol bom em pessoas que comem carne vegetal.
Mas é importante lembrar que a carne vegetal listada no estudo corresponde a “alternativas” de 2012 e que carne vegetal não contém colesterol. Se a carne vegetal é mais saudável, muitos estudos provaram que sim.
Carne vegetal, além de ser mais saudável e mais barata, é uma solução para reduzir os impactos climáticos do agronegócio.
Por falar em agronegócio, nos últimos anos, a discussão sobre carne vegetal ser saudável tem mais a ver com política do que com ciência. Veja este vídeo:
O Giz Brasil pode ganhar comissão sobre as vendas. Os preços são obtidos automaticamente por meio de uma API e podem estar defasados em relação à Amazon.