As iniciativas de proteína vegetal estão cada vez mais ganhando variedade no mercado brasileiro. Depois do hambúrguer feito à base de plantas e com gosto que lembra carne, a Fazenda Futuro terá agora a Linguiça do Futuro.

De acordo com a empresa, como no hambúrguer, o esforço foi aproximar o gosto e a textura do pernil na Linguiça do Futuro. Para isso, eles usaram uma mistura de proteína de ervilha, soja, grão de bico e beterraba — este último para conferir uma cor rosada ao alimento. Já a “pele” da linguiça foi feita com alga marinha.

A Linguiça do Futuro, segundo a companhia, pode ser consumida como seu equivalente animal. Então, ela deve ir bem no churrasco, pizzas, recheio de torta, hot dog, massas, entre outras receitas.

Esta é a primeira iniciativa da Fazenda Futuro em tentar imitar a proteína do porco. Os seus outros produtos, Futuro Burger 2.0, Carne Moída Vegetal e Almôndega do Futuro, eram todas alternativas à carne bovina.

Ainda que a ideia possa ser abominante para alguns, estas opções de proteína vegetal de produtos animais têm algum sentido. A ideia é atender não só vegetarianos: empresas que atuam nesse ramo costumam produzir tais itens para terem apelo entre quem come carne (e gosta). Por isso a tentativa de aproximar o sabor ao das carnes.

Além disso, há um argumento voltado para sustentabilidade. Produzir proteína animal exige muitos recursos, então foodtechs, como a Fazenda Futuro no Brasil e Beyond Meat e Impossible Foods nos EUA buscam criar alternativas que consomem menos recursos.

A Fazenda Futuro informou que, num primeiro momento, não investirá em marketing para o produto. A empresa vai destinar uma verba de R$ 100 mil para um fundo emergencial de auxílio a pesquisadores sobre o coronavírus — para obter parte desta grana, basta apresentar um projeto na página da foodtech.

Apesar de ter anunciado nesta semana, o produto só estará disponível a partir da próxima quinta-feira (23). Num primeiro momento, a Linguiça do Futuro será vendida nas redes Extra e Pão de Açúcar. Também será adquirir pelo iFood buscando por Fazenda Futuro.

O preço sugerido pela Linguiça do Futuro é de R$ 19,90. A caixinha tem cinco linguiças de 50 gramas cada, totalizando 250 gramas.