Cientistas criam menor robô do mundo que anda e faz medições em microescala
Cientistas da Universidade de Cornell, nos EUA, criaram o menor robô do mundo que consegue caminhar e fazer medições em microescala. O minusculo robô consegue interagir com a luz visível, se movendo de maneira autonoma, independentemente de seu tamanho.
Black Friday
Samsung Galaxy Book4 Intel® Core™ 7 150U, Windows 11 Home, 16GB, 512GB SSD, NVIDIA® Ge...Na última segunda-feira (2), em uma publicação no site da universidade, os pesquisadores afirmaram que o o menor robô do mundo anda por locais específicos, como amostras de tecidos humanos, para captar imagens e realizar medições em microescala das menores estruturas do corpo humano.
“Um robô que caminha e é pequeno o suficiente para interagir e manipular a luz de maneira eficiente é como se fosse uma lente de um microscópio diretamente no micromundo. Este nanorrobô consegue captar imagens mais de perto que um microscópio”, disse Paul McEuen, professor de ciências físicas, que liderou o desenvolvimento do robô.
O menor robô do mundo que possui a habilidade de caminhar mede entre 2 e 5 mícrons, ou seja: entre 0,002 e 0,002 milímetros.
Essa microescala é compatível com a difração da luz, permitindo que o pequeno robô interaja com técnicas de captura de imagem que dependem de dobras de ondas de luz. O robô é capaz de captar imagens em microescala mesmo onde há pequenas passagens de luz, de acordo com os cientistas.
O design inovador, que permite que o menor robô do mundo caminhe de maneira autônoma, é útil para alcançar alvos precisos para medição em microescala. Os cientistas usaram campos magnéticos através de ímãs em escala nanométrica para controlar o movimento do pequeno robô com alta precisão.
Desse modo, a invenção combina mobilidade robótica autônoma com avançados sensores ópticos de imagens, preenchendo os requisitos de autonomia e microescala de ondas de luz.
De acordo com os pesquisadores, esse avanço tecnológico abre o caminho para aplicações em diagnósticos e sensoriamento de imagens em microescala.
Portanto, a habilidade de caminhar de maneira autônoma do menor robô do mundo é uma nova ferramenta da biotecnologia para análise em microescala de estruturas e tecidos.
Os cientistas detalham o desenvolvimento e as propriedades do pequeno robô em um estudo publicado na revista Science.
O Giz Brasil pode ganhar comissão sobre as vendas. Os preços são obtidos automaticamente por meio de uma API e podem estar defasados em relação à Amazon.