O Gizmodo Brasil publica, todo fim de semana, os cinco textos mais lidos da semana.

Nesta tivemos empresa de drones que tenta salvar cachorros perdidos na destruição após erupção de vulcão na Espanha, asteroide responsável pelo aumento de cobras, sinal de rádio do centro da Via-Láctea, atriz falando sobre interpretar papel com ex namorado e descoberta medonha.

Relembre com a gente.

Drones são esperança para salvar cães presos na erupção dos vulcões na Espanha

Após a erupção do vulcão Cumbre Vieja que já dura mais de um mês, uma empresa de drones da região da Galícia, na Espanha, está se preparando para realizar um resgate inédito em Todoque, na cidade de La Palma, no arquipélago das Canárias. Eles já vêm trabalhando há pelo menos uma semana no desenvolvimento de uma tecnologia com o objetivo de salvar quatro cães que ficaram presos no local. Para entender a história clique no link a cima.

Asteroide foi o responsável pela extinção dos dinossauros e pelo aumento das cobras

O Brasil é um dos campeões no mundo no quesito biodiversidade, o país conta com uma série de cobras com características e hábitos diferentes. Algumas preferem árvores, outras passam a vida inteira em túneis subterrâneos e outras famílias se dão muito bem na água.

Um artigo de pesquisadores da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) publicado na Plos Biology, diz que o aumento na diversidade e complexidade das cobras só ocorreu após a extinção em massa do final do período Cretáceo. Segundo a pesquisa, das quase quatro mil espécies de cobras, a maioria teve origem após a queda do asteroide que atingiu o planeta e foi responsável pela extinção dos dinossauros. Veja mais no link acima.

Misterioso sinal de rádio do centro da Via Láctea intriga cientistas

Em 2020, astrônomos na Austrália detectaram diversas ondas misteriosas de rádio vindo de algum lugar próximo ao centro da galáxia. Entretanto, quando a equipe apontou um instrumento mais sensível para a fonte, eles viram os sinais apenas mais uma vez antes de desaparecer. Mas o sinal voltou a aparecer e dessa vez ainda mais intrigante. Confira a história completa no link acima.

Kristen Stewart abre o jogo sobre ser o Coringa no Batman vivido pelo ex

Desde que a internet descobriu que Robert Pattinson — conhecido por ter vivido Edward Cullen na saga Crepúsculo — interpretaria Batman, usuários de redes sociais tem se questionado se Kristen Stewart participaria no filme do The Batman na pele de Coringa. A atriz fez questão de responder. Veja no link acima.

Assine a newsletter do Gizmodo

Filme de terror: arqueólogos descobrem cemitério de ossos em caverna

Em clima de filme de terror, arqueólogos desenterraram centenas de ossos em uma caverna subterrânea na Arábia Saudita. O tal “cemitério” estava cheio de restos de humanos, bem como pelo menos 14 tipos diferentes de animais — incluindo bois, cavalos e roedores.

A caverna se chama Umm Jirsan e é um extenso sistema no formato de “tubo” sob os campos vulcânicos de Harrat Khaybar. Confira essas descobertas assustadoras no link acima.