A WWDC 2018 está chegando ao fim, mas isso não diminuiu o entusiasmo dos desenvolvedores, que seguem tuitando, postando em blogs e levando ao Reddit as coisas que têm notado na próxima versão do iOS. Só tem um problema: isso é uma violação do acordo que eles assinaram com a Apple para se tornarem desenvolvedores, em primeiro lugar.

• Apple declara guerra à tática sorrateira que te rastreia mesmo no modo anônimo do navegador
• Apple Watch Series 3 com conexão 4G enfim chega ao Brasil

À espreita na seção 9 do “Contrato de Licença do Programa para Desenvolvedores da Apple” (tradução livre) está um novo trecho de texto que expressamente proíbe os desenvolvedores de publicar capturas de tela de softwares beta (ênfase nossa):

Além disso, a Apple concorda que Você não estará vinculado aos termos de confidencialidade anteriores em relação a informações técnicas sobre os serviços de pré-lançamento do Contrato de Programa e Software da Apple Página 37 divulgados pela Apple na WWDC, exceto que Você não pode publicar capturas de tela, escrever reviews públicos ou redistribuir quaisquer Serviços, Software ou hardware Apple.

O Gizmodo só foi alertado sobre a cláusula depois deste post publicado com capturas de tela beta. O contrato de licença do programa de desenvolvedores da Apple muda periodicamente, e algo como essa cláusula, que proíbe reviews ou capturas de tela de produtos beta, podem estar em uma versão e desaparecer na seguinte.

Então, alguns desenvolvedores podem ter deixado isso passar e não fazer ideia de que estão violando o acordo com a Apple, o que poderia ser desagradável. Na seção 11.2(b) do mesmo contrato, a Apple explicitamente aponta que os violadores da seção 9 podem ter sua conta de desenvolvedor imediatamente encerrada.

Talvez agora seja uma boa hora para os desenvolvedores começarem a apagar alguns tuítes e posts.

Imagem do topo: Alex Cranz (Gizmodo)