Dois mil terremotos em 24 horas e vulcão entra em erupção na Islândia
Na última segunda-feira (10), um vulcão entrou em erupção na Islândia a cerca de 30 quilômetros da capital Reykjavik, de acordo com o IMO (Instituto Meteorológico Islandês). Outras erupções já aconteceram anteriormente em áreas próximas, na península de Reykjanes, em 2021 e 2022.
Nas redes sociais, imagens transmitidas por drones mostraram um fluxo de lava e fumaça saindo da montanha Litli Hrutur. O IMO explicou que “a erupção ocorre em uma pequena depressão ao norte de Litli Hrutur, de onde a fumaça está subindo na direção noroeste”. Veja:
https://twitter.com/WxNB_/status/1678460470494130176
Alerta de vulcão na Islândia
Desde a semana passada, a área ao redor de Reykjavik registou cerca de 2.200 terremotos em 24 horas. Segundo o IMO, os tremores começaram durante a tarde do último dia 4 sob o Monte Fagradalsfjall, localizado no topo de um sistema vulcânico. Este é o mesmo local onde erupções aconteceram nos últimos dois anos, atraindo milhares de turistas e gerando um vídeo ao vivo.
Na última terça-feira (4), a Islândia já se encontrava em alerta de erupção vulcânica. Sete terremotos tiveram magnitude superior a quatro, considerados leves. Mesmo assim, a atividade sísmica levou a agência a elevar seu alerta de aviação de “verde” para “laranja”, para informar sobre os riscos de erupção.
A Islândia é a maior e mais ativa região vulcânica da Europa, de acordo com o site Phys.org. A ilha do Atlântico Norte atravessa a Cordilheira Mesoatlântica, uma rachadura no fundo do oceano que separa as placas tectônicas da Eurásia e da América do Norte.
Acompanhe imagens ao vivo da cidade de Reykjavik, na Islândia, abaixo:
Com informações da AFP (Agence France-Presse).