Ciência

Dormir bem pode aumentar expectativa de vida em 5 anos, diz estudo

Segundo a pesquisa do American College of Cardiology, dormir bem pode aumentar a expectativa de vida em 4,7 anos nos homens e 2,4 anos nas mulheres
Imagem: Andisheh A/Unsplash/Reprodução

Que dormir bem é essencial para garantir o bem-estar e um dia seguinte produtivo, isso não é novidade. Mas agora cientistas descobriram que dormir bem regularmente pode acrescentar até 5 anos de vida.

O estudo, apresentado no American College of Cardiology, descobriu que pessoas jovens que têm hábitos de sono mais benéficos correm menos risco de morrer prematuramente.

Os pesquisadores analisaram os dados fornecidos por 172.321 participantes da Pesquisa Nacional de Entrevistas de Saúde entre 2013 e 2018 e, em seguida, compararam as informações com o Índice Nacional de Mortes até dezembro de 2019.

Com base nos dados, os participantes que relataram um sono consistentemente bom provavelmente viveriam mais do que aqueles que, com frequência, não tinham de sete a oito horas revigorantes.

E a diferença na longevidade muda de acordo com o gênero. Os pesquisadores preveem que um bom sono pode aumentar a expectativa de vida em 4,7 anos nos homens e 2,4 anos nas mulheres.

O que é dormir melhor

Os pesquisadores identificaram cinco fatores de sono de baixo risco para o American College of Cardiology:

  • Durma sete a oito horas todas as noites
  • Tem dificuldade em adormecer não mais do que duas vezes por semana
  • Tem dificuldade em manter o sono no máximo duas vezes por semana
  • Não usar medicação para dormir
  • Sinta-se bem descansado ao acordar pelo menos cinco dias por semana

Como dormir bem, segundo a ciência

Estudos recentes da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) mostraram que até 72% dos brasileiros têm doenças relacionadas ao sono, incluindo a insônia. Para tentar escapar dessa estatística, veja algumas dicas para dormir melhor.

Temperatura do quarto mais baixa
Em reportagem do site CNET, a pesquisadora e médica do sono Keisha Sullivan recomendou manter a temperatura do quarto entre 15,5ºC a 19,5ºC. O motivo: quanto mais frio estiver o quarto, maior o conforto embaixo das cobertas. Isso ajudará o corpo a relaxar e adormecer.

Fique longe da cama até a hora de dormir
Sim, isso é real. O cérebro associa espaços a ações: comemos na cozinha, relaxamos na sala e dormimos no quarto. Ou seja, uma boa noite de sono depende de uma boa rotina de sono. Parte dessa rotina é treinar o corpo para reconhecer o momento certo de ir dormir. Se você passa mais tempo na cama que o tempo de dormir, seu cérebro pode se confundir com a ação ideal para aquele lugar – e, assim, não “desligar” quando necessário.

Banho quente
Por fim, um banho quente antes de deitar também pode ser uma boa pedida. E não só porque é higiênico e aumenta a sensação de conforto. A água causa a vasodilatação distal, que é o aumento do fluxo sanguíneo para as extremidades. Isso reduz a temperatura do corpo central mais rapidamente, o que é um ótimo indutor do sono.

Gabriel Andrade

Gabriel Andrade

Jornalista que cobre ciência, economia e tudo mais. Já passou por veículos como Poder360, Carta Capital e Yahoo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas