Ciência

É menor do que parece: peixe “Diabo Negro” é encontrado na Espanha

Menor que a Dory, peixe de "Procurando Nemo" é filmado em rara aparição na superfície
Imagem: Instagram/Reprodução

Um peixe “Diabo Negro” (Melanocetus johnsonii) fêmea foi avistado na superfície da costa de Tenerife, nas Ilhas Canárias, na Espanha, no final de janeiro. A ONG Condrik Tenerife e o fotógrafo de vida marinha David Jara Boguñá encontraram o animal enquanto pesquisavam tubarões.

Eles compartilharam a novidade no Instagram, afirmando que este “pode ser o primeiro avistamento registrado no mundo do peixe “vivo, em plena luz do dia e na superfície”. “Aparentemente, os registos existentes até à data correspondem a larvas, espécimes adultos mortos ou registrados com submarinos”, escreveram.

De acordo com a ONG, o diabo negro é “um verdadeiro predador das profundezas, que vive no fundo do mar entre 200 e 2.000 metros de profundidade”. Assim como na animação “Procurando Nemo“, as fêmeas dessa espécie usam as iscas bioluminescentes em seus corpos para atrair suas presas pela luz.

Não se sabe a razão pela qual o animal estava em águas rasas. No entanto, os especialistas atribuíram como possíveis causas uma doença, uma corrente ascendente ou a fuga de um predador, por exemplo. Os peixes diabo habitam mares tropicais e subtropicais de todo o mundo – mas seu primeiro registro foi na costa da Madeira, em Portugal.

Tamanho do peixe diabo negro surpreende

peixe diabo negro

Imagem: Reprodução/X

Após a repercussão do vídeo, o perito espanhol Dr. Carlos Gómez-Serranillos publicou uma foto no X/Twitter para mostrar o verdadeiro tamanho da espécie. Embora parecesse grande nas imagens — e no desenho da Disney –, o diabo negro é um peixe pequeno.

As fêmeas costumam chegar a 18 centímetros, enquanto os machos a apenas três. Ou seja, quase do mesmo tamanho que um peixe-palhaço como Marlin (que pode atingir aproximadamente 17 cm) e menor que um cirurgião-patela, como a Dory (até cerca de 31 cm).

Leia também no Giz Brasil: Peixe-remo atrai tragédia? Especialista explica tudo dessa lenda ao Giz Brasil.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas