
É menor do que parece: peixe “Diabo Negro” é encontrado na Espanha
Um peixe “Diabo Negro” (Melanocetus johnsonii) fêmea foi avistado na superfície da costa de Tenerife, nas Ilhas Canárias, na Espanha, no final de janeiro. A ONG Condrik Tenerife e o fotógrafo de vida marinha David Jara Boguñá encontraram o animal enquanto pesquisavam tubarões.
Eles compartilharam a novidade no Instagram, afirmando que este “pode ser o primeiro avistamento registrado no mundo do peixe “vivo, em plena luz do dia e na superfície”. “Aparentemente, os registos existentes até à data correspondem a larvas, espécimes adultos mortos ou registrados com submarinos”, escreveram.
De acordo com a ONG, o diabo negro é “um verdadeiro predador das profundezas, que vive no fundo do mar entre 200 e 2.000 metros de profundidade”. Assim como na animação “Procurando Nemo“, as fêmeas dessa espécie usam as iscas bioluminescentes em seus corpos para atrair suas presas pela luz.
Não se sabe a razão pela qual o animal estava em águas rasas. No entanto, os especialistas atribuíram como possíveis causas uma doença, uma corrente ascendente ou a fuga de um predador, por exemplo. Os peixes diabo habitam mares tropicais e subtropicais de todo o mundo – mas seu primeiro registro foi na costa da Madeira, em Portugal.
Tamanho do peixe diabo negro surpreende

Imagem: Reprodução/X
Após a repercussão do vídeo, o perito espanhol Dr. Carlos Gómez-Serranillos publicou uma foto no X/Twitter para mostrar o verdadeiro tamanho da espécie. Embora parecesse grande nas imagens — e no desenho da Disney –, o diabo negro é um peixe pequeno.
As fêmeas costumam chegar a 18 centímetros, enquanto os machos a apenas três. Ou seja, quase do mesmo tamanho que um peixe-palhaço como Marlin (que pode atingir aproximadamente 17 cm) e menor que um cirurgião-patela, como a Dory (até cerca de 31 cm).
Leia também no Giz Brasil: Peixe-remo atrai tragédia? Especialista explica tudo dessa lenda ao Giz Brasil.