Facebook chega a 2 bilhões de usuários ativos por dia, diz relatório da Meta
De acordo com o relatório do quarto trimestre divulgado pela Meta, o Facebook atingiu a marca de 2 bilhões de usuários ativos diariamente. Só no último trimestre, a plataforma obteve mais 16 milhões de novos usuários e chegou a marca que já havia sido alcançada pelo WhatsApp Messenger.
Para fins de comparação, o Instagram, também controlado pela Meta, tem cerca de 2 bilhões de usuários mensais, número que o Facebook agora atingem em um único dia. O crescimento contínuo das plataformas controladas pela empresa pode sinalizar uma volta aos bons resultados apresentados nos últimos anos.
O relatório também revela que a empresa teve uma receita menor que em 2022. Mesmo assim, o último semestre obteve um resultado acima do esperado. De acordo com Mark Zuckerberg, CEO da Meta, o foco para 2023 é a “eficiência” e alguns projetos que não estão tendo o retorno esperado ou não façam sentido para o momento vivido pela empresa podem ser cortados.
Prioridades
Outra prioridade da empresa é o mercado de inteligência artificial generativa, segmento com concorrentes de peso com o ChatGPT, entre outras soluções modernas de IA, que entre outras coisas, podem gerar imagens a partir de descrições ou criar obras de arte “originais” com base em dados fornecidos pelo usuário. “Um dos meus objetivos para a Meta é desenvolver nossa pesquisa para nos tornarmos líderes em IA generativa”, afirmou Zuckerberg em conversa com analistas.
Um fato preocupante para a companhia é que a Reality Labs, equipe responsável por soluções de realidade virtual, aumentada e desenvolvimento do metaverso da Meta, segue perdendo receitas. Só no quarto trimestre foram perdidos US$ 4,3, que somados com as perdas anteriores as perdas totais em 2022 se aproximam dos US$ 14 bilhões. AS projeções para 2023 seguem preocupantes, com a divisão podendo perder ainda mais do que no ano anterior.
No entanto, o time responsável pelo metaverso não deve ser encerrado. Na realidade, a tendência é que ela receba ainda mais investimentos ao longo dos anos, uma vez que a Meta enxerga potenciais ganhos a longo prazo caso consiga se estabelecer dentro do conceito de metaverso, que também recebe investimento de outras big techs, como Microsoft e Google.