A rotina do paulistano Gustavo Saldanha, 8, ficou ainda mais intensa nas últimas semanas. Em novembro, ele se tornou o brasileiro mais novo a ser aceito na Mensa, maior organização de pessoas com alto QI do mundo. Seu QI é de 140, sendo que a média é de 100.

A entrada no clube de gênios veio com convites para se apresentar em eventos online –o que alterou, inclusive, sua dinâmica de estudos. Nesse meio tempo, até prêmio ele ganhou: Gustavo foi uma das 100 crianças vencedoras do “Global Child Prodigy Awards 2022”, escolhido como destaque na área da música entre milhares de crianças de mais de 68 países.

Fã de carteirinha dos Beatles e multi-instrumentista, Gustavo arrumou espaço na agenda para explorar sua veia musical e lançar um álbum de fim de ano. A produção independente, que conta com seis covers natalinos em inglês, ainda não tem data de lançamento, mas deve estrear nos streamings de música nos próximos dias.

Pequeno brilhante

Nascido e criado em São Paulo, Gustavo demonstrava gosto pela música desde a primeira infância. O jovem gênio se encantou pelos Beatles aos 5 anos, após participar de uma apresentação de Dia das Mães na escola. Na mesma época, começou a se apresentar ao lado de Marco Mallagoli, presidente do fã-clube Revolution, dos Beatles, em São Paulo. Não demorou até que seu repertório já contasse com mais de 50 sucessos da banda.

O primeiro álbum de covers dos Beatles veio ainda aos 6 anos. Você pode ouvir abaixo suas versões de clássicos como Yesterday e All You Need Is Love.


Com a chegada da pandemia, passou a ter aulas particulares e aprendeu a tocar sete instrumentos –entre eles, guitarra, ukulele, bateria e teclado. Daí até a ideia de gravar um álbum com covers internacionais, para comemorar a época natalina, foi um pulo. 

“A ideia inicial partiu dele. A intenção era poder presentear os parentes e amigos próximos com algo que ele próprio tivesse feito, afinal, o Natal é a época do ano favorita do Gustavo”, relata a mãe, Luciane Saldanha, em entrevista ao Gizmodo Brasil. “Ele mesmo planejou todo o álbum, fez a capa [que, depois, foi aprimorada] e queria gravar sozinho todos os instrumentos, vozes e fazer a mixagem”.

O álbum natalino, batizado “A Very Merry Christmas”, contará com seis sucessos em inglês:

  • “Rockin’ Around The Christmas Tree”
  • “Santa Claus Is Comin’ To Town”
  • “Christmas Tree”
  • “Jingle Bells”
  • “We Wish You a Merry Xmas”
  • “Happy Xmas (War is Over)”

A última faixa é um cover do super sucesso de 1971 do ex-beatle John Lennon, e pode ser escutada nesta versão que Gustavinho gravou em 2019.

“Foram duas manhãs de gravações, feitas em nossa casa mesmo, no ‘estúdio’ do Gustavo. Ele gravou as vozes e também fez arranjos especiais na guitarra e teclado”, conta Luciane.

Mais de 100 músicas

O repertório de Gustavo já supera mais de 100 músicas — sendo quatro delas autorais. Além de já ter se apresentado em Liverpool, terra dos Beatles, o jovem gênio já foi notado por grandes nomes da música mundial como John Fogerty, James Taylor, Gerald Alston e Brian Ray.

Quando não está nos estúdios, Gustavo estuda o ensino fundamental em uma escola particular de São Paulo. O colégio foi orientado a ajudar o garoto a ter mais contato com a tecnologia — outra de suas áreas de interesse –, além de mais horas de aulas de música, claro. Apesar da pouca idade, Gustavo já tem promessas de bolsas de estudo na Logos University International (Unilogos), nos Estados Unidos.