O Google Assistant, anunciado em maio durante a conferência I/O, promete ser a evolução do Google Now em forma de chatbot que aprende com seus hábitos. Ele foi lançado em setembro apenas em inglês, mas agora está disponível em nosso idioma também.

Google, inteligência artificial e privacidade

O assistente pode ser encontrado no Google Allo, app de mensagens para se comunicar com seus amigos e com a inteligência artificial da empresa. Ele também está presente nos smartphones Pixel, que o Google ainda não lançou no Brasil; e deve chegar a mais dispositivos em 2017.

google assistant portugues

Você abre o Allo no Android ou iPhone, toca em Google Assistant e o bot explica o que faz. Toque em “Continuar”, autorize (ou não) que ele saiba sua localização, e ele sugere o que pode fazer. Isso inclui:

– respostas: isto é a busca do Google, para você fazer perguntas como “quantos anos tem o presidente dos EUA” ou “quem inventou a câmera?”. O Assistant sugere buscas relacionadas para você se aprofundar no assunto em questão.

google assistant portugues 2

– clima: é possível fazer perguntas como “vai chover amanhã?”, “e neste fim de semana?”, “como está o tempo agora?”, “faz calor em Paris?”, entre outros.

google assistant portugues 6

– passeios: o Assistant pode recomendar filmes, restaurantes, bares e hotéis nas proximidades. Por exemplo, peça para ver os filmes em cartaz, selecione um deles e toque em “horários de exibição” para ver uma lista dos cinemas nas proximidades.

google assistant portugues 4

Ou, se você quiser saber de restaurantes, surgem opções para obter rotas ou ver o cardápio no site oficial.

google assistant portugues 5

– viagens: o Google Voos informa datas, horários e preços de passagens de avião, e está embutido no Assistant. Ele também exibe status de voos e sugere pontos turísticos, restaurantes, hotéis e caminhadas.

google assistant portugues 11

– traduções: o Assistant vem com Google Tradutor embutido. Isso significa que você pode perguntar “como se diz ‘você é bonita’ em francês?”, ou tirar foto de uma placa em outro idioma e pedir para o assistente traduzir.

google assistant portugues 10

– ações: esta é a parte do Allo/Assistant que interage com outros apps do seu celular. Ele pode configurar alarmes, mostrar os próximos compromissos de sua agenda, exibir imagens guardadas no Google Fotos, trazer seus e-mails mais recentes, e mais. Para realizar qualquer ação, ele abre o app correspondente. (No momento, o Assistant não conversa com apps que não sejam do Google – ele não consegue chamar um carro do Uber, por exemplo.)

google assistant portugues 9

– notícias: o Assistant diz que pode “entregar as principais notícias de todos os lugares do mundo”, mas ainda não se sai muito bem. Pergunte por “notícias de economia” ou “notícias de tecnologia”, e ele vai apenas fazer uma busca na web e exibir o primeiro resultado (nos dois casos, o site do G1). Eu esperaria um resumo das principais notícias do dia, como a Cortana faz.

google assistant portugues 3

– esportes: é possível saber quando será o próximo jogo do seu time, a escalação atual, o placar de campeonatos, entre outros. No entanto, ele não sabe ainda trazer notícias sobre seu time favorito.

google assistant portugues 13

– diversão: o Assistant promete trazer “imagens engraçadas, vídeos e piadas”. Ele pode exibir fotos de gatinhos, achar um vídeo engraçado na web, ou contar piadas como esta:

google assistant portugues 7

– jogos: há quatro categorias de jogos no Assistant. Você pode brincar direto no bate-papo (tentando adivinhar o título de um filme a partir de emojis, por exemplo); testar seu conhecimento respondendo a perguntas; interagindo com Google Doodles antigos; e até mesmo jogar Paciência ou jogo da velha.

google assistant portugues 8

– bater papo com o assistente: sabe quando você faz perguntas bobas para a Siri, ou pede para a Cortana contar uma piada? O Google Assistant tem algo parecido.

google assistant portugues 12

Você também pode ativar todos esses recursos do Assistant dentro de uma conversa com seus amigos. Para tanto, basta digitar “@google” e sua pergunta.

Além disso, o Allo agora oferece Respostas Inteligentes em português: ou seja, você recebe sugestões do que dizer com base no contexto da sua conversa. Vale lembrar que, como a inteligência artificial está analisando o que você diz, seu bate-papo não é totalmente criptografado. A ideia é recolher e analisar o máximo de dados possível sobre você, incluindo locais visitados e preferências.

O Google Assistant certamente já é capaz de fazer bastante coisa em português, mas será o bastante para convencer você a usar o Allo para suas conversas?

[Google Brasil]