Na semana que vem, mais precisamente no dia 15, o Google fará a sua conferência anual para desenvolvedores, a Google I/O, e uma série de novos produtos – e atualizações de antigos – devem dar as caras. Entre novos Nexus, novo Android e outras coisas, eis o que esperamos ver neste ano:

Key Lime Pie, o novo Android



O Jelly Bean (4.1) foi apresentado na Google I/O 2012, e alguns meses depois foi a vez do 4.2, que continuou com o mesmo nome. Mas agora chegou a vez da torta de limão – ou Key Lime Pie. Android 4.3? 5.0? Não sabemos. Mas certamente novidades sobre o sistema móvel serão mostradas.

Mas há quem diga que a atualização será pequena – como foi do 4.1 para o 4.2. Desta forma, veríamos apenas o Android 4.3, ainda chamado Jelly Bean, e uma nova versão dele viria mais tarde.

Novos Nexus

O Nexus 7 foi apresentado na edição do ano passado, então é bastante provável que uma atualização surja na I/O deste ano. O novo modelo deve ser mais potente e com tela de maior resolução, possivelmente pelos mesmos US$ 199 que custa lá fora.

Nexus 7

Nos smartphones, algo novo pode surgir, mas não sabemos exatamente o que. Nexus 5? Ou apenas um Nexus 4 com mais armazenamento? Tudo é possível. O Nexus 4 foi lançado no fim do ano passado e ainda vai muito bem em vendas, então pode ser que o Google só aumente seu armazenamento interno – para 32GB, em vez dos 16GB encontrados por aqui.

Mas também vazou há algum tempo um smartphone com a cara dos Nexus produzido pela Motorola – poderia ser o Motorola X Phone, o primeiro da fabricante com forte influência do Google.

Muita coisa sobre o Glass

Google Glass in hand

Foi durante o Google I/O do ano passado que aqueles paraquedistas vestindo o Google Glass pousaram no teto do centro de convenções onde a conferência estava sendo realizada. Quase um ano depois, o Glass já está sendo usado por algumas pessoas e a expectativa é que o Google fale muita coisa sobre ele. Quem está desenvolvendo apps, quais são esses apps, integração com iPhone, mais sobre o lançamento dele para o consumidor final. O Glass estará por todos os cantos, isso é certo.

Central de jogos para o Android

io-playground

O TechRadar destaca que o primeiro dia da conferência vai ter sessões para desenvolvedores de jogos – são cinco completamente voltadas a jogos para Android, e o convite para elas é esse acima, com o robôzinho do Android em formato joystick. Além disso, Noah Falstein, um veterano da indústria, recentemente foi contratado para ser “designer chefe de jogos” da empresa.

Para completar, uma varredura pela .apk do Google Glass mostrou indícios de uma central similar à GameCenter do iOS desenvolvida para o Android. E, segundo o Droid Life, essa nova abordagem do Google pode envolver até mesmo o Nexus Q.

Nexus Q

Nexus Q: atrasado.

Lembra dele? O dispositivo para streaming de mídia do Google foi mostrado no ano passado, chegou a ser colocado à venda, mas sumiu. Há muito tempo não ouvimos nada sobre o Nexus Q, e muitos dizem que ele foi completamente abandonado. O Droid-Life diz que ele pode voltar, mas com mais ênfase em jogos do que em mídia. Será?

Google Maps

new-google-maps-2

Rumores recentes mostram o que pode ser o novo Google Maps: sem a barra lateral que estamos acostumados a ver e com os mapas em tela cheia. Esperamos uma confirmação do novo design durante o Google I/O.

Google Babel/Hangouts

Babel Chat emoticons-900-90

Lembra daquela história de que o Google estaria integrando seus serviços de mensagens (o Talk, Messenger do Google+, Hangout, chats no Google Drive e muito mais)? Ele poderia se chamar Babble, mas felizmente parece que esse nome tosco foi abandonado.

O sistema unificado de bate-papo do Google chegou a ser chamado de Babel, mas pelo jeito o nome final será Google Hangouts, e ele vai ser lançado em múltiplas plataformas – desktop, Android e iOS.

Google Now

original (5)

Ele também foi apresentado no I/O do ano passado e muita coisa aconteceu desde então. Um exemplo é o Now no iOS, além do Android. O próximo passo pode ser o desktop – o Google Now pode ser integrado à página inicial do Google. Esperamos ver não só isso como possíveis novos recursos dele durante o I/O deste ano.

E o que mais?

Sempre esperamos alguma coisa surpreendente, algo que nem imaginamos que o Google esteja criando e que apareça durante a conferência. Além disso, pequenas novidades em alguns outros serviços também podem ser mostradas. De qualquer forma, saberemos tudo na próxima quarta-feira, dia 15 de maio – nós traremos todas as novidades para vocês. [TechRadar, Know Your Mobile, DroidLife]