Guerra dos balões de lixo entre Coreias interdita aeroporto de Seul
O aeroporto mais movimentado da Coreia do Sul precisou encerrar temporariamente suas operações após a Coreia do Norte lançar balões contendo lixos e dejetos humanos sobre o território.
Desde o final de maio, a Coreia do Norte promove a “guerra dos balões” contra o vizinho ao sul. Nesta quarta-feira (26), o Aeroporto Internacional de Incheon, em Seul, interditou suas três pistas após um balão cair próximo de um terminal de passageiros.
De acordo com funcionários do aeroporto, mais balões da Coreia do Norte foram vistos perto da região.
Desse modo, vários voos, com aterrissagens previstas para a madrugada, tiveram que alterar seus cursos para pousar em outros aeroportos da Coreia do Sul.
Segundo as forças-armadas sul-coreanas, a Coreia do Norte lançou cerca de 100 balões no país vizinho nos últimos dois dias. Encerrando a pausa do último dia 2 da guerra dos balões.
A funny and bizzare incident happened in South Korea.
North Korea sends hundreds of 'Trash Balloons' across the border to south Korea.
Around 600 balloons arrived in south korea filled with old batteries, shredded rubber, plastic bottles, and even manure. pic.twitter.com/ouIfpng8e5
— Neetu Khandelwal (@T_Investor_) June 26, 2024
O que é a “guerra de balões”
A Coreia do Norte afirmou, em maio, que a campanha é uma retaliação após a Coreia do Sul enviar balões com propaganda contestando o regime político do país.
No entanto, os lançamentos de balões desta quarta-feira (26) ocorrem durante tensões entre as Coreias, após uma visita recente de Vladimir Putin à Coreia do Norte.
Na semana passada, o presidente da Rússia assinou um acordo com o líder da Coreia do Norte, ampliando a cooperação militar entre os dois aliados. O acordo preocupa a Coreia do Sul e o Japão.
Segundo o governo de Kim Jong-un, a Coreia do Sul permite que ativistas – sobretudo norte-coreanos que escaparam para o país vizinho – lancem balões na Coreia do Norte. Esses balões, de acordo com a imprensa estatal, contém dispositivos eletrônicos e panfletos de propaganda contra o regime.
Em contrapartida, o governo de Seul revelou, no início desta semana, que os balões lançados pela Coreia do Norte carregavam parasitas de fezes humanas, cuecas e meias sujas.
A Coreia do Sul, como resposta, voltou a usar megafones gigantes para transmitir propaganda e músicas de K-pop na fronteira entre os dois países.