Muitos de nós acordamos e imediatamente vamos tomar um café, como bons viciados neste líquido escuro que somos. O canal do YouTube ASAP Science, entretanto, explica que este é um jeito completamente errado de se fazer isso. Quando tomamos um café logo depois de acordar, não estamos maximizando o poder da cafeína ou a energia natural do nosso corpo. O jeito correto de tomar café é… esperar.

Isto tem a ver com o ciclo circadiano, uma espécie de relógio que temos no corpo, que regula uma série de processos em nosso organismo, como a liberação do cortisol. O cortisol é um hormônio que regula o estresse e o nível de atenção ao longo do dia. Um dos picos deste hormônio é justamente entre 8 e 9 horas da manhã, e tomar café durante este período não apenas é inútil, como também cria uma tolerância à cafeína no organismo — ou seja, café ou energéticos farão menos efeito no seu corpo quando você precisar deles.

O correto, portanto, seria tomar café fora das faixas horárias em que o cortisol atinge seu nível máximo no organismo. Além da hora da manhã que falamos acima, ele também tem seu pico nas faixas de 12h a 13h e de 17h a 18h. Portanto, é melhor tomar café fora desses horários. E se você acorda muito cedo ou muito tarde, o ideal é esperar uma hora até tomar café. Sim, é duro ouvir isto, mas a ciência não está aí para nos agradar.

Foto por McKay Savage/Flickr

[youtube 0mgmayMSESI 740 416]