Cultura

Inspirado em “Duna”: youtuber cria traje destilador que recicla o suor

O mesmo canal no YouTube já mostrou a construção de um sabre de luz, inspirado em "Star Wars"; veja criação do traje destilador de "Duna"
Imagem: Warner Bros./Divulgação

O traje destilador de “Duna” agora existe na vida real. Isso porque o engenheiro canadense James Hobson, do canal do YouTube Hacksmith Industries, resolveu construir uma versão real da vestimenta. No passado, o canal já mostrou a construção de várias engenhocas criativas, incluindo um sabre de luz movido a plasma, inspirado em “Star Wars”; além de um exoesqueleto capaz de erguer um carro, do filme “Elysium”.

whatsapp invite banner

Em “Duna”, de Denis Villeneuve, conhecemos o jovem Paul Atreides (Timothée Chalamet), filho de um duque (Oscar Isaac) e da Lady Jessica (Rebecca Ferguson), parte de um poderoso grupo religioso chamado Bene Gesserit – que ganhará uma série no Max. O adolescente é forçado a se mudar de seu planeta natal, Caladan, para o planeta desértico de Arrakis para garantir o futuro de seu povo.

Agora, junto com sua equipe, o youtuber desenvolveu o traje destilador usado no planeta Arrakis. Diferentemente da roupa da ficção, que capta, inclusive, urina e fezes, a versão do criador de conteúdo foca apenas em suor e na umidade do hálito.

Como foi feito o traje destilador de “Duna”?

Em primeiro lugar, chegar ao resultado, os engenheiros usaram uma bolsa impermeável e adicionaram uma troca de calor nas costas. Dessa forma, há uma superfície fria para o interior da peça, o que permite que o suor e a umidade se condensem, para que escorram para uma garrafa para beber.

Em seguida, eles juntaram uma máscara com filtro unidirecional a um tubo, de modo que o usuário possa respirar ar fresco. Assim, quando expiram, o traje capta a umidade da respiração e envia de volta para a suíte, onde ainda pode condensar, podendo coletar mais água.

Por fim, eles substituíram o traje impermeável por uma roupa de sala limpa (para ambientes com nível de contaminação controlado) mais justo.

A vestimenta não tem a mesma aparência do item dos filmes de “Duna”. No entanto, prova que é possível replicar a tecnologia do universo ficcional. Para entender melhor o processo de criação da peça, assista ao vídeo do Hacksmith Industries abaixo:

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas