Após vários meses de teste, o Instagram matou o recurso que alertava usuários quando alguém tirava captura de tela de Stories. Vida longa à habilidade de stalkear as pessoas sem que elas percebam!

O BuzzFeed foi quem reportou primeiro a mudança, que o Instagram desabilitou meio que na surdina — embora só agora que um pessoal viu a notícia que começou a celebrar a habilidade de poder tirar capturas de tela sem ser notado. Que tempo para se estar vivo, hein?

Instagram anuncia mudanças, e não precisaremos mais ver fotos de quatro dias atrás
Agora você pode ter stories fixos no Instagram

O anúncio marca o fim de testes de vários meses sobre notificações de captura de tela, que o Instagram introduziu de forma limitada em fevereiro deste ano. Como tantos outros recursos lançados no Instagram, esse também foi inspirado no Snapchat, que alerta os usuários quando uma foto ou um vídeo foi salvo por meio de uma captura de tela. Nas duas plataformas, as histórias publicadas supostamente duram por 24 horas e usuários podem ver quem viu o conteúdo.

“Nós estamos sempre testando formas de melhorar a experiência no Instagram e tornar fácil o compartilhamento de qualquer momento com as pessoas que importam para você”, disse o Instagram ao anunciar o teste do recurso. A companhia, no entanto, não respondeu a um pedido de comentário sobre a decisão de tirar o recurso.

Talvez a parte mais assustadora do recurso durante seu período de testes é que ninguém sabia ao certo quem tinha. Usuários recebiam um aviso — um popup após a captura de tela que dizia: “Na próxima vez que você tirar uma captura de tela ou grave a tela, a pessoa que postou saberá” — mas quem fez a ação não sabia se a pessoa seria notificada sobre a captura de tela ou se livraria de ser pega dessa vez.

“O Instagram está agora notificando usuários quando alguém faz uma captura de tela dos Stories dela….bem, acabou para nós, vadias.”

“Experimentei com um amigo e, aparentemente, pode aparecer um popup de notificação que acompanha o ícone de captura de tela. O Instagram não sabe ser sutil.”

Usuários que tiveram seus Stories capturados conseguiam ver o nome de quem fez as capturas por meio de um ícone de disparador de câmera, junto com uma notificação alertando quando alguém capturou seus posts.

Agora, todo o medo associado a captura de tela acabou. Você pode retornar ao velho hábito de fazer screenshots de seus amigos, conhecidos e celebridades sem o medo de ser descoberto. Dito isso, tenha cuidado, pois não é todo o Instagram que está seguro. Capturar um vídeo ou foto enviada via mensagem direta ainda mostra uma notificação.

[BuzzFeed]

Imagem do topo: Pixabay