Sempre quis saber o que havia por trás das grandes pinturas ou cenas famosas da cultura pop? A inteligência artificial dá uma mãozinha nisso. A OpenAI, laboratório de pesquisa sem fins lucrativos, adicionou uma nova função no sistema DALL-E que permite recriar o cenário por trás de cenas conhecidas bem pelo público.
O recurso impressiona ao conseguir criar um cenário completo mesmo com informações limitadas fornecidas pelo retrato. A plataforma usou como exemplo a pintura “Moça com brinco de pérola”, de Johannes Vermeer, concluída em 1665.
Apesar de ter poucas informações, o sistema consegue combinar o estilo do pintor holandês no resto do quadro, com sombras e destaques que emulam o quadro original. Veja o resultado abaixo.
O sistema, porém, ainda não gera todas as extensões de tela sozinho. Como o DALL-E é uma plataforma de inteligência artificial que constrói imagens a partir de textos, o modelo exigiu que humanos descrevessem os novos visuais por trás das pinturas.
Ainda assim, é um processo mágico que já ganhou o coração de muitos usuários. No Twitter, perfis mostraram suas “obras de arte expandidas”. Veja alguns exemplos:
Mona Lisa Apocalíptica
“Outpainting: an apocalyptic Mona Lisa” by tonidl1989#dalle #dalle2 #aiart #aiartwork pic.twitter.com/puYVxjyFMm
— Best Dalle2 AI Art 🎨 (@Dalle2AI) September 1, 2022
Cenário do Paramount de longe
“Paramount Pictures Outpainting” by lu9_st#dalle #dalle2 #aiart #aiartwork pic.twitter.com/B3t0lBSCgz
— Best Dalle2 AI Art 🎨 (@Dalle2AI) September 1, 2022
Tem mais alguém na Abbey Road…
https://twitter.com/spetznatz/status/1565450257944612864?s=20&t=Bq4b6ciX428Exc-V2rMCvg
Como criar novas pinturas com inteligência artificial?
O DALL-E está disponível em versão beta. Há pouco mais de 1 milhão de usuários com acesso ao sistema. Cada um pode gerar 50 imagens gratuitas no 1º mês e 15 em cada mês a seguir. O sistema permite a compra de 115 imagens extras por US$ 15 (cerca de R$ 80).
A OpenAI lançou o DALL-E em abril deste ano. A instituição não tem fins lucrativos e conta com o apoio financeiro do bilionário e dono da Tesla, Elon Musk. O laboratório também desenvolveu o GPT-3, plataforma que cria textos de marketing automaticamente.
Depois de abril, outras empresas de tecnologia também passaram a investir em seus próprios algoritmos geradores de imagem. O Google, por exemplo, lançou o “Imagen”, que, assim como o projeto da OpenAI, é capaz de gerar quase todo o tipo de imagem com uma breve descrição em texto.
O gigante mais recente a entrar na onda é o TikTok, que lançou o efeito “AI Greenscreen” em 15 de agosto. O recurso permite que usuários escrevam na tela o que querem ilustrar. A partir disso, a inteligência artificial fabrica uma imagem da cena. O limite? O que sua imaginação mandar.