iPhones 8 com telas consertadas por assistências não autorizadas param de funcionar no iOS 11.3

Está dando ruim para quem quebrou a tela do iPhone 8 e decidiu consertar com alguma assistência técnica que não fosse autorizada pela Apple. Com a última atualização do iOS 11.3, as telas desses aparelhos pararam de responder – apesar do conteúdo ser exibido, o touchscreen não funciona. • Apple lança iPhones 8 e 8 […]

Está dando ruim para quem quebrou a tela do iPhone 8 e decidiu consertar com alguma assistência técnica que não fosse autorizada pela Apple. Com a última atualização do iOS 11.3, as telas desses aparelhos pararam de responder – apesar do conteúdo ser exibido, o touchscreen não funciona.

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Essa atualização começou a ser liberada dia 29 de março para adicionar, entre outras coisas, a opção para escolher entre a velocidade do aparelho ou a autonomia da bateria. A resposta da Apple para o escândalo que surgiu em dezembro aparentemente criou um outro problema para a empresa.

A assistência Injured Gadgets, da Geórgia, nos EUA, já recebeu de volta mais de dois mil aparelhos consertados porque pararam de funcionar.

Essa não é a primeira vez que uma atualização de software inutiliza aparelhos da Apple que foram consertados por assistências não autorizadas, como lembra o Motherboard. Uma situação similar aconteceu com o iPhone 7 em 2016: um update do iOS impedia o touchscreen de funcionar corretamente em aparelhos consertados – o problema estava relacionado com o reparo do sensor de impressão digital TouchID. A Apple acabou lançando uma nova atualização que resolvia o problema.

Michael Oberdick, que possui uma assistência técnica nos Estados Unidos, disse ao Motherboard que cada tela do iPhone é alimentada por um microchip e acredita-se que é a partir dele que é possível identificar um reparo por terceiros. Aparentemente algum pedaço no código do iOS 11.3 está causando uma interferência com esse chip.

A reportagem do Motherboard indica que alguns fornecedores de telas para assistências já identificaram e consertaram esse problema – no entanto, para quem trocou a tela nos últimos seis meses, isso significa enviar o aparelho novamente para o conserto e pagar por um upgrade do tal microchip.

Outra alternativa é esperar que a Apple lance uma atualização de software que faça seus aparelhos funcionarem novamente – o que, além de não ser prático, não é garantido.

Para trocar a tela em assistências autorizadas pela Apple, é preciso pagar R$ 799 (iPhone 6s, iPhone 7 e iPhone 8) ou R$ 899 (para os modelos Plus). O reparo da tela do iPhone X, por sua vez, custa R$ 1.499.

Entramos em contato com a Apple para esclarecer o caso e atualizaremos a publicação se tivermos respostas.

[Motherboard]

Imagem do topo: Alessandro Feitosa Jr/Gizmodo

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