O tapa que Will Smith deu em Chris Rock no Oscar do ano passado foi lembrado por Jimmy Kimmel, apresentador da cerimônia de 2023.
“Queremos que você se divirta, se sinta seguro e, o mais importante, que eu me sinta seguro”, disse Kimmel ao público. “Portanto, temos políticas rígidas em andamento. Se alguém neste teatro cometer um ato de violência a qualquer momento durante o show, você receberá o Oscar de melhor ator e poderá fazer um discurso de 19 minutos”, disse o apresentador em referência ao Oscar que Smith ganhou em 2022, logo após o tapa em Rock.
“Mas, falando sério, a academia tem uma equipe de crise no local. Se algo imprevisível ou violento acontecer durante o show, sente-se e não faça absolutamente nada. Talvez até dar um abraço no agressor”, brincou Jimmy Kimmel.
Ele ainda completou dizendo que se alguém quiser subir ao palco sem permissão, vai ter que passar por pesos pesados como Adonis Creed (Michael B. Jordan), Michelle Yeoh (de “Tudo em todo lugar ao mesmo tempo”), o Mandalorian (Pedro Pascal), o Homem-Aranha (Andrew Garfield), um Fabelman (Steven Spielberg) e Guillermo Del Toro.
Mais tarde, durante a cerimônia, quando o tempo de execução se aproximava da marca de duas horas, Jimmy Kimmel ainda brincou dizendo: “Neste ponto do show, meio que faz você sentir falta do tapa, certo?”
O apresentador encerrou a transmissão com uma última piada de tapa, caminhando nos bastidores até uma placa intitulada “Número de transmissões do Oscar sem incidentes” e invertendo o zero para um. Veja partes das piadas feitas por Jimmy Kimmel, em referência ao tapa de Will Smith em Chris Rock, abaixo:
"If anyone in this theater commits an act of violence at any point in the show, you will be awarded the Oscar for Best Actor and permitted to give a 19-minute-long speech." jokes host Jimmy Kimmel at the #Oscars. https://t.co/ndiKiHeOT5 pic.twitter.com/qofvMJ8ZD9
— Variety (@Variety) March 13, 2023
Tradicionalmente, a premiação mantém o costume de trazer de volta à festa os vencedores das estatuetas de atuação do ano anterior. Eles sobem ao palco para anunciar os indicados e consagrar o ganhador da mesma categoria em que triunfaram, só que com o sexo oposto. Dessa forma, Will Smith seria o responsável por entregar o prêmio de melhor atriz este ano. O que não aconteceu, já que o ator foi banido da Academia por dez anos.
Relembre o polêmico tapa
Durante a cerimônia de entrega do Oscar 2022, Rock comparou a mulher de Will à personagem G.I. Jane, interpretada pela atriz Demi Moore no filme “Até o Limite da Honra” (1997). No longa, a personagem tem o cabelo raspado porque faz parte da Marinha. Jada Pinkett Smith sofre de alopecia, condição que causa queda capilar. Ela decidiu raspar os cabelos em 2021, após anos escondendo as falhas com lenços e turbantes.
Logo depois da piada, Will subiu em silêncio no palco e deu um tapa no rosto do comediante. Depois, voltou para a plateia esbravejou: “deixe o nome da minha mulher fora da p**** da sua boca”. Na sequência, o ator foi acalmado por Jada e Denzel Washington. Na mesma cerimônia, Smith levou a estatueta de Melhor Ator por seu trabalho em “King Richard: Criando Campeãs”. No dia seguinte, Will pediu desculpas públicas a Chris Rock pela agressão.
Devido à agressão, Smith foi banido do Oscar e de todos os eventos da Academia por dez anos, mesmo após o pedido de desculpas e a renúncia voluntária como membro. Além disso, diversos projetos envolvendo o ator foram cancelados ou adiados, e o astro chegou a se internar em reabilitação após a polêmica.
Posteriormente, em uma postagem de vídeo feita em julho de 2022, Smith se desculpou por suas ações e revelou: “Entrei em contato com Chris e a mensagem que recebi é que ele não está pronto para falar e, quando estiver, entrará em contato”. Desde então, estrelou o drama sobre escravidão da Apple, “Emancipation”. E, atualmente, está preparando “Bad Boys 4” com Martin Lawrence, além de “Eu Sou a Lenda 2”.