Alguém disparou feixes de laser verde em onze aviões na mesma noite

Em um dos maiores incidentes do tipo, um indivíduo fanfarrão apontou diversos lasers da cor verde para aviões sobrevoando Nova Jersey (EUA).

Em um dos maiores incidentes do tipo, um indivíduo fanfarrão apontou diversos lasers da cor verde para aviões sobrevoando Nova Jersey (EUA).

>>> Laser verde, além de incomodar, causa prisões e constrangimentos
>>> Homem mira laser pointer em helicóptero e polícia o prende em minutos

Um total de onze voos comerciais nas proximidades dos aeroportos de Newark Liberty e LaGuardia disseram ter avistado luzes lasers apontadas aos aviões entre as 21h30 e 22h, e pelo menos um piloto ficou com a visão borrada por causa disso. Os lasers da cor verde são considerados mais perigosos a pilotos que os vermelhos, pois são mais visíveis ao olho humano.

A polícia do estado de Nova York foi informada do incidente pela Administração Federal de Aviação (FAA) e investiga o caso no momento. Infelizmente, é bem difícil dizer de onde os lasers se originam em terra em situações como essas, já que os pilotos estão a centenas de quilômetros por hora e, muitas vezes, sobre terreno desconhecido.

Apontar lasers em aviões é algo idiota e perigoso de se fazer, além de ser um crime federal – com pena de cinco anos e multa de US$ 250.000 nos EUA. E no Brasil, segundo o artigo 261 do Código Penal, expor uma aeronave a riscos prevê de 2 a 5 anos de cadeia e, em caso de acidente, até 12 anos de prisão.

Mesmo com o risco de serem presas, as pessoas continuam a praticar essa atividade deplorável ano após ano. A FAA registrou 2.200 lasers apontados para aviões em 2010, 3.400 em 2012 e mais de 3.900 em 2013 — isso é equivalente a mais de 10 casos por dia.

No Brasil, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) faz tais registros e mantém uma base de dados aberta ao público sobre os casos registrados — este ano já temos 480 casos, 85 só no estado de São Paulo. A entidade explica que o feixe de luz laser verde pode causar queimaduras e hemorragias na retina, além de cegueira momentânea — e essa é a última coisa que queremos que ocorra a um piloto, não é mesmo?

Nos EUA, uma campanha do FBI iniciada no ano passado oferece até US$ 10.000 para qualquer pessoa que ofereça informações sobre pessoas apontando lasers para aeronaves.

Eu me arrisco a dizer que a maioria dos responsáveis por estes casos devem ser apenas adolescentes tontos. A CENIPA explica que pede aos pais que orientem os próprios filhos, pois “muitos jovens não sabem das consequências desse comportamento e desconhecem o risco para a aviação”.

Pais, por favor, sejam responsáveis por seus filhos. Adolescentes, por favor, conscientizem seus amigos idiotas. [ABC News]

Foto de capa: Simon Hammond/Flickr

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas