Long March 9: design de megafoguete da China é um clone da Starship
A agência espacial da China revelou o design atualizado do Long March 9, seu megafoguete reutilizável, e a semelhança com a Starship, da SpaceX, é gritante. Saiba os detalhes abaixo.
As novas imagens do foguete Long March 9 apareceram num evento de aviação na China, na última terça-feira (5). Pelas fotos, a China abriu mão do design original do Long March 9, optando por algo similar ao que a SpaceX desenvolveu na Starship. Veja:
Zhuhai Airshow, Long March 9 model! 2022 version VS 2024 version Source:https://t.co/uEQb79os01 pic.twitter.com/QmA4qxulMS
— CNSA Watcher (@CNSAWatcher) November 5, 2024
Em vez de ter três estágios e motores sólidos, o novo modelo do Long March 9 é um megafoguete reutilizável de dois estágios, muito similar à Starship.
O Long March 9, de 114 metros, possui um foguete de primeiro estágio com 30 propulsores YF-215 que usam metano e oxigênio como combustíveis, também bastante similar aos motores da Starship.
Durante a apresentação, a China revelou que os motores do megafoguete conseguem liberar 200 toneladas de empuxo (a força de liberação dos gases). A Starship ainda supera o Long March 9, liberando 280 toneladas.
Além disso, o segundo estágio do megafoguete da China também é bastante similar à Starship, com flaps aerodinâmicos posicionados nos mesmos lugares da nave da SpaceX.
O jornalista Eric Berger, em publicação no X/Twitter, destaca que a China lançou a nova versão do Long March 9 como um clone da Starship. De acordo com Berger, a ideia é um foguete específico da missão de longo prazo para estabelecer um assentamento na Lua.
Além da Starship no Long March 9, China imita outros designs SpaceX
Por falar em clone, nesta semana, a China divulgou o protótipo de uma torre que agarra foguetes no ar. Esse sistema, aliás, usa o mesmo método da SpaceX para agarrar o primeiro estágio da Starship.
Durante o evento, a China revelou que a intenção é lançar o megafoguete em 2033, com um sistema de lançamento de veículos de grande porte.
Essa janela de tempo, aliás, coincide com a data prevista de lançamento de um foguete reutilizável que a torre chinesa vai agarrar no ar.
Contudo, não é a primeira vez – e possivelmente, não será a última – que a China copia designs aeroespaciais dos EUA. Em 2021, a China revelou um drone para missões em Marte com grande semelhança ao finado Ingenuity, da NASA.
Em outros veículos aéreos, a China também copia os EUA, como mostram imagens vazadas do novo helicóptero militar do país.
Tanto no setor espacial quanto no militar, os veículos surgem em um momento de tensão geopolítica entre a China e os EUA e, sobretudo, durante a nova corrida espacial rumo ao polo sul da Lua.