Até um tempo atrás, era difícil imaginar que empresas de fast food pudessem investir no lançamento de opções sem carne. Mas não se pode negar que elas estão se esforçando, e o McDonald’s não vai ficar de fora dessa: a maior rede de restaurantes do mundo anunciou que está desenvolvendo um menu totalmente vegetal, incluindo seu famoso hambúrguer.
Batizado até o momento de McPlant (ou McPlanta, na tradução livre), o hambúrguer começou a ser testado em pontos selecionados no Canadá, no ano passado. Agora, a franquia está pronta para lançá-lo oficialmente como um produto fixo do cardápio, e isso deve acontecer já em 2021.
“Existem outros hambúrgueres à base de plantas, mas o McPlant oferece nosso icônico sabor em um tipo de sanduíche que é de dar água na boca”, diz o McDonald’s em seu blog oficial. “O lanche é feito com um suculento hambúrguer à base de plantas e servido em um pão quente com sementes de gergelim, com todas as coberturas clássicas”, completou.
Ian Border, presidente internacional da rede, contou ao USA Today que, “no futuro, o McPlant poderá ser ampliado para toda uma linha de produtos baseados em plantas, incluindo hambúrgueres, substitutos ao frango e opções de café da manhã.”
A novidade é uma criação do próprio McDonald’s, que também é responsável pelo plantio e produção da “carne” de plantas. E é isso o que mais chama atenção, uma vez que outras companhias utilizam ingredientes de empresas terceirizadas. O Burger King com seu Impossible Whopper, por exemplo, tem uma parceria com a Impossible Foods, startup especializada na criação de alimentos à base de vegetais.
Em todo o caso, será interessante ver como o McDonald’s vai se sair nessa nova empreitada. Por ser a maior rede de fast food do mundo, a adesão do público talvez não seja tão demorada quanto foi para a concorrência. Público e aceitação existem, e eu mesmo já estou ansioso para provar.