McFish de volta ao Brasil: qual é e de onde vem o peixe do sanduíche
O McFish, famoso sanduíche de peixe do McDonald’s, está de volta ao cardápio brasileiro após um hiato de cinco anos.
Acompanhado de molho tártaro, o McFish retirado do menu brasileiro em 2019 devido ao pequeno volume de vendas do sanduíche. O McDonald’s confirmou o retorno nas redes sociais, anunciando uma venda antecipada e uma edição limitada do sanduíche. Além disso, o McDonald’s lançou uma nova versão do McFish, com dois filés de peixe.
Vocês venceram. O McFish tá vindo aí mais gostoso do que nunca. Compre o seu na venda antecipada a partir do dia 17/01 e garanta o seu cupom pra quando ele chegar, porque o estoque é MUITO LIMITADO. Não vai perder, hein? pic.twitter.com/ONagz9IOZa
— Méqui 🍔 (@McDonalds_BR) January 15, 2024
O peixe do McFish é da espécie Polaca e vem do Alasca, com certificação pelo governo americano, comprovando, portanto, que a pesca do peixe é sustentável.
Os clientes poderão adquirir o McFish antecipadamente entre 17 e 29 de janeiro, com vouchers disponíveis para degustação antes do lançamento oficial a partir de 30 de janeiro, através do aplicativo do Méqui. As vendas regulares começam em 6 de fevereiro nos restaurantes de todo o Brasil, até o fim dos estoques.
História do McFish
Conhecido internacionalmente como Filet-O-Fish, este foi o primeiro sanduíche de peixe introduzido pela empresa. Originalmente, a receita foi desenvolvida para atender aos clientes católicos de Ohio, Estados Unidos, especialmente durante a Quaresma, quando muitos evitam carne vermelha às sextas-feiras.
A ideia surgiu nos anos 1960, quando Lou Groen, proprietário de uma franquia do McDonald’s em Cincinnati, uma área com grande população católica, que percebeu uma queda nas vendas nesse período. No entanto, na mesma época, Ray Kroc, fundador da rede, planejava lançar o Hula Burger, um sanduíche com abacaxi grelhado e queijo. Groen e Kroc decidiram que o sanduíche mais vendido seria adicionado permanentemente ao menu. O Filet-O-Fish venceu com 350 vendas, contra apenas 6 do Hula Burger.
De acordo com Paul Groen, filho de Lou e também franqueado da marca, o McFish teve um impacto significativo tanto no McDonald’s quanto na indústria pesqueira dos EUA. Em 2023, ele representou 25% das vendas do McDonald’s durante a Quaresma.