Microsoft fecha quatro estúdios de games e avisa funcionários por e-mail
A divisão de games da Microsoft encerrou alguns estúdios de sua propriedade, incluindo o Tango Gameworks, responsável por jogos de sucesso como “The Evil Within” e “Hi-Fi Rush”, e Arkane Austin, conhecida pelo controverso “Redfall”. O Alpha Dog Studios, que vinha desenvolvendo jogos mobile há 12 anos, também foi fechado.
As informações ainda revelam que a Roundhouse Games será absorvida pela ZeniMax Online Studios. Até o momento, a gigante da tecnologia não comentou o número total de desenvolvedores que perderão seus empregos.
Com o fechamento da Arkane Austin, o desenvolvimento de “Redfall” está oficialmente paralisado. As atualizações e melhorias prometidas nos últimos meses e que já vinham sendo trabalhadas pela empresa, não serão mais entregues aos jogadores, embora os servidores do jogo ainda permaneçam ativos.
O estúdio confirmou a informação em um comunicado publicado no X/Twitter e garantiu que os jogadores que compraram as versões mais caras do título receberão uma compensação financeira.
Signup here https://t.co/wb1R4m4emj to receive details on how eligible players can receive this credit. pic.twitter.com/69Os17kpQ8
— Arkane Studios (@ArkaneStudios) May 7, 2024
Funcionários foram comunicados do encerramento de estúdios via e-mail
A medida tomada pela gigante da tecnologia se tornou pública após Matt Booty, que chefia os estúdios de jogos sob o guarda-chuva do Microsoft Gaming, divulgar um comunicado via e-mail para os colaboradores dos estúdios afetados. Segundo Booty, o motivo foi uma reorganização de “títulos e recursos”.
O encerramento de estúdios acontece poucos meses após a divisão de games da big tech anunciar a demissão de 1.900 profissionais do Xbox e Activision Blizzard. Entre os funcionários desligados estavam executivos de alto escalão como Mike Ybarra, então presidente da Blizzard, e Allen Adham, diretor e cofundador do estúdio.
Após a notícia repercutir mundialmente — e de maneira muito negativa –, Ybarra defendeu a gestão de Phil Spencer, CEO do Microsoft Gaming. Segundo o ex-presidente da Blizzard, apesar das críticas da comunidade gamer, tomar decisões difíceis é parte do trabalho do chefão do Xbox. Ele tentou tranquilizar a comunidade aafirmando que os jogadores podem ficar empolgados com o que virá no futuro.