“Mr. Run and Jump!” é anunciado em versão cartucho retrô para Atari

O console Atari 2600 vai ganhar um novo jogo este ano. Este é o primeiro lançamento para o console clássico em 33 anos
"Mr. Run and Jump!" é anunciado em versão cartucho retrô para Atari
Imagem: Atari/Reprodução

O Atari 2600 vai ganhar um novo jogo ainda neste ano. O console clássico — que não recebe um novo título a mais de 30 anos, desde 1990 — vai ganhar um cópia física: um “cartucho”, de “Mr. Run and Jump!”. A ação da empresa deve agradar aos fãs mais nostálgicos do dispositivo e também os colecionadores.

O game que chega ao console retrô nada mais é do que uma releitura clássica do título homônimo que foi anunciado para PC, Playstation 4, Playstation 5, Xbox One e Xbox Series X/S. O lançamento para o Atari 2600, faz parte da estratégia de divulgação do título, que está previsto para estrear no dia 25 de julho

No game, o protagonista precisa salvar seu amado cachorro, Leap, que se perdeu e foi parar no “Reino das Trevas”. Para deixá-lo em segurança, os jogadores precisarão passar por uma série  de desafios inspirados nos jogos de plataforma do final da década de 70 e início dos anos 80 .

O game com exibição em 2D aposta em um visual bem colorido para atrair jogadores que se acostumaram a jogar utilizando as tecnologias mais modernas. A Atari vai produzir um número de cópias bem limitado da edição física do jogo, incluindo uma caixa especial e um manual do game.

O fim dos cartuchos

Hoje, as grandes empresas da indústria dos games investem cada vez menos em mídias físicas para jogos. Já se tornou comum muitos jogadores adquirirem versões de consoles que possuem apenas possibilidade da execução de cópias digitais de jogos, que podem ser baixadas da internet em poucos minutos.

Porém, isso não foi sempre assim. Antes da hegemonia dos jogos digitais, era obrigatório comprar uma cópia física para poder jogar. Muitos jogadores conheceram os games através dos CDs, mas eles surgiram algumas décadas depois dos cartuchos da Atari e de outros consoles da época.

Antes dos discos, as empresas utilizavam os cartuchos — que também ficaram conhecidos como fitas no Brasil — para guardar os dados dos jogos. Eles foram os primeiros exemplares de mídia física da indústria dos videogames.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas