O grande destaque do evento da Apple nesta segunda-feira (25) foi o lançamento do serviço de streaming Apple TV+, mas houve espaço também para menção a outros anúncios interessantes. Um deles foi o renovado aplicativo Apple TV. E a principal novidade nele talvez seja a possibilidade de rodá-lo em outros dispositivos em breve, como smart TVs — inicialmente da Samsung — e aparelhos dedicados a streaming.

A Apple está levando o aplicativo para uma série de dispositivos fora do ecossistema tradicional da empresa, desde smart TVs feitas por grandes fabricantes como Samsung e LG até a dispositivos de streaming de terceiros como a Amazon e o Roku. Entretanto, caixas de streaming Android TV como Nvidia Shield e outras não terão acesso. O app chegará às smart TVs e dispositivos de streaming no último trimestre do ano.

Além de todos os programas e conteúdos já disponíveis na plataforma (e da chegada do Apple TV+), o app agora integrará outros serviços de TV, como DirecTV e Spectrum, nos EUA, em seu espaço, permitindo que você assista a todos os seus filmes e séries preferidos na Apple TV.

Enquanto isso, para pessoas que já optaram por não ter TV a cabo, a Apple está também adicionando suporte a serviços de TV over-the-top como Hulu, PlayStation Vue e outros.

Entretanto, se você julgar que não precisa ter acesso a um pacote completo de TV ou canais a cabo, o novo Apple TV Channels permitirá que você assine redes específicas como HBO, Showtime e Starz e todo o seu catálogo. Em seu site oficial, a Apple destaca a presença de “esportes, notícias e canais de provedores de TV a cabo e via satélite”, além do aluguel ou compra de filmes e séries do iTunes.

Todo esse conteúdo citado nos parágrafos acima em um só lugar certamente facilita sua navegação — o fato de que você poderá pagar por tudo em uma só conta também ajuda.

Apple TV terá sistema de recomendação com aprendizado de máquina avançado. Imagem: Reprodução/Apple

O novo app Apple TV também trará um mecanismo de sugestão embutido. Ele contará com curadoria feita por editores e aprendizado de máquina avançado para ajudá-lo a encontrar sua próxima atração favorita. Os programas aparecerão em categorias separadas com base em suas preferências, e o aplicativo incluirá até mesmo uma seção dedicada exclusivamente a conteúdo infantil.

Como esperado, o app Apple TV também funcionará na set-top box Apple TV e em iPhones e iPads, com todos esses novos recursos chegando por meio de um aplicativo de software em maio. Além disso, a Apple está levando o app para o macOS pela primeira vez, mas só no último trimestre do ano.