Após um monte de versões com nome de sobremesa ou doce, o Google vai deixar esta tradição com o Android Q, que será conhecido oficialmente como Android 10.

Em um blog post, o Google explica um pouco o que está por trás da mudança. A empresa argumenta, por exemplo, que nem todas as pessoas entendiam direito os doces e sobremesas usados para apelidar o sistema operacional. Em alguns países, por exemplo, uma torta não era necessariamente uma sobremesa, e marshmallows não são muitos populares em várias partes do mundo.

Além disso, em algumas línguas as letras L e R não são muito distinguíveis, o que dificultava para alguns usuários compreenderem, por exemplo, que a versão Lollipop veio depois da KitKat.

Em meio a todas essas questões culturais e após 2,5 bilhões de dispositivos com Android, o Google, então, simplesmente quis facilitar a nomenclatura e chamar o Android Q de Android 10.

Junto com o novo nome, o Google também informou que fez mudanças do design do logotipo da plataforma. Basicamente, o destaque ficará pelo “membro não-humano mais reconhecido da comunidades Android”, o robozinho, que ganha um espaço especial na identidade do sistema. Além disso, foi alterada a cor da fonte de verde para preto, pois, segundo a empresa, isso deve facilitar a visualização do logotipo por pessoas com deficiência visual.

Novo logotipo do Android

O Google deve começar a usar o novo nome e a nova identidade visual do Android nas próximas semanas.