Em setembro, o Nubank lançou uma nova versão de seu cartão. Ele tem um visual novo e ganhou a tecnologia contactless – que permite só tocar na maquininha e pôr a senha para pagar. Nesta semana, alguns usuários relataram nas redes sociais que se depararam com a opção “Nubank Débito” ao passar o cartão.

• Novo cartão do Nubank vai permitir pagar sem passar na maquininha
• Nubank, GuiaBolso e Geru: as startups brasileiras em ranking mundial de fintechs

Pelo Twitter, o usuário Júlio Vinnycius publicou uma imagem com as opções “Crédito Nubank” e “Débito Nubank”. A publicação foi apagada, mas o Tecnoblog salvou a foto:

O próprio perfil do Nubank disse que “além de suportar os pagamentos por aproximação, o chip do novo cartão também oferece a possibilidade de termos o débito no futuro”.

Se um usuário tenta usar a opção de débito com o o Nubank, a transação não é aprovada e é enviada uma notificação para o smartphone, sempre em algum tom bem humorado como: “Calma, jovem. A função débito não está disponível” ou “Filme: Eu sei o que você fez na transação passada. Estrelando: Você e a ansiedade pela função débito”.

A assessoria de imprensa do Nubank disse ao Gizmodo Brasil que “não tem novidades por enquanto” e que a função “não está ativada e não significa que lançaremos a função num futuro próximo”. Veja abaixo um comunicado oficial:

No Nubank estamos sempre em busca de oportunidades para melhorar a experiência dos nossos clientes. Com a criação da NuConta, temos a possibilidade de adicionar outros eventuais serviços para os nossos clientes e seguimos estudando maneiras de viabilizar essas possibilidades. Isso, no entanto, não significa que nenhuma das ideias sejam efetivamente disponibilizadas e não temos hoje nenhuma previsão de novos lançamentos. A opção aparece por conta do cartão novo, mas a única função que está realmente disponível para todos os clientes hoje é a de crédito.

A opção de débito tem sido bastante solicitada por clientes por meio das redes sociais depois da chegada da NuConta. Em eventos da companhia, essa é uma das perguntas que os jornalistas sempre fazem, também. Aparentemente, a fintech um dia poderá liberar a função, mas isso não está nos planos de curto prazo.

O Nubank anunciou recentemente que recebeu investimento milionário da chinesa Tencent. Foram US$ 180 milhões injetados na empresa, que hoje está avaliada em cerca de US$ 4 bilhões.

O Nubank tem cinco milhões de clientes ativos no cartão de crédito, o que, segundo o seu CEO, David Velez, o coloca como o maior banco digital do mundo ocidental e o quinto maior emissor de cartões do Brasil. A startup tem ainda 2,5 milhões de usuários na NuConta.

Imagem do topo: Alessandro Feitosa Jr/Gizmodo Brasil