O que você posta no X vai servir para treinar IA de Elon Musk
Sem muito alarde, a rede social X (antigo Twitter) atualizou recentemente sua política de privacidade que permitirá que posts de usuários sejam usados para “para ajudar a treinar nosso aprendizado de máquina ou modelos de inteligência artificial”. A mudança ocorre semanas após o lançamento da nova empresa do grupo de Elon Musk, a xAI, voltada para o desenvolvimento de novos modelos de IA.
A novidade foi revelada pelo perfil X News Daily, que cobre notícias sobre a rede social. O bilionário, por sua vez, confirmou a informação e pontuou que apenas dados públicos alimentarão o possível modelo da xAI, deixando mensagens privadas de fora.
Just public data, not DMs or anything private
— Elon Musk (@elonmusk) August 31, 2023
A informação pode ser vista no site de política de privacidade do X — mais precisamente na seção 2.1, que define como a rede social utiliza os dados dos usuários. O texto, que entrará em vigor no dia 29 de setembro, afirma que: “Podemos usar as informações que coletamos e informações disponíveis publicamente para ajudar a treinar nosso aprendizado de máquina ou modelos de inteligência artificial para os fins descritos nesta política”.
Essa mudança não chega a ser surpreendente. Elon Musk é um dos fundadores da OpenAI, empresa que criou o modelo de chatbot ChatGPT. Porém, desde que o mercado de inteligência artificial sofreu um boom nos anos recentes, o dono da Tesla tem realizado movimentos no mínimo contraditórios.
Em março deste ano, Musk assinou uma carta aberta pedindo por uma pausa no treinamento de modelos de IA avançados por pelo menos seis meses. A mensagem escrita pelo instituto Future of Life pede para que os laboratórios de pesquisa se reúnam para discutir sobre sistemas de segurança e de controle dessas ferramentas para evitar uma catástrofe no futuro.
Em abril, o Twitter passou a cobrar pelo uso de sua API, que permite que desenvolvedores usem a rede social para criar ferramentas novas, como bots e aplicativos. A alegação é que os modelos de IA estavam coletando posts da plataforma de forma indiscriminada, o que estaria sobrecarregando seus servidores.
Também em abril, o bilionário revelou estar desenvolvendo um novo modelo de inteligência artificial, chamado de TruthGPT. Segundo ele, essa ferramenta seria usada “em busca da verdade que tenta entender a natureza do universo”.
“Uma IA que se preocupa em entender o universo provavelmente não aniquilará os humanos porque somos uma parte interessante do universo”, disse em entrevista à Fox News.
Até que, em julho, Musk lançou a xAI, uma nova empresa para pesquisa e desenvolvimento de inteligência artificial. Seguindo os passos do TruthGPT, o lema da companhia é “entender o Universo”, de acordo com seu site oficial.
O que é a xAI?
Até o momento, pouco se sabe sobre os objetivos da xAI. No site oficial, é dito que a empresa está separada da X Corp, mas que trabalhará em proximidade com outras companhias do grupo, incluindo Tesla e Twitter.
Além disso, sabe-se que alguns dos funcionários trabalharam no desenvolvimento de modelos de IA, como o AlphaCode, da Deepmind, e do GPT-3.5 e GPT-4, da OpenAI. Eles serão monitorados por Dan Hendrycks, que também é diretor executivo do Centro para Segurança de IA, uma ONG que prega o uso consciente das inteligências artificiais.
Porém, de acordo com o cofundador da xAI, Greg Yang, a startup vai mergulhar na matemática do deep learning, já que a intenção de Elon Musk é levar a IA “para o próximo nível”.
Finally launched https://t.co/qDiFHUDZMv!
The mathematics of deep learning is profound, beautiful, and unreasonably effective. Developing the "theory of everything" for large neural networks will be central to taking AI to the next level. Conversely, this AI will enable everyone…
— Greg Yang (@TheGregYang) July 12, 2023