Ciência

OMS se prepara para pandemia de X, a doença que ainda não existe

A ideia do órgão é direcionar pesquisadores na busca por maneiras de lidar com qualquer ameaça, ainda que desconhecida
Imagem: National Cancer Institute/ Unsplash/ Reprodução

Ter um plano de ação para antecipar o surgimento de novas epidemias é essencial para controlar futuras ameaças à saúde pelo mundo. É por isso que a OMS (Organização Mundial da Saúde) possui uma lista de doenças prioritárias, entre as quais estão aquelas que podem causar surtos ou pandemias.

whatsapp invite banner

“Esta lista de patógenos prioritários se tornou um ponto de referência para a comunidade de pesquisa, indicando onde focar as energias para lidar com a próxima ameaça”, disse a Dra. Soumya Swaminathan, Cientista-Chefe da OMS.

Dessa forma, a organização considera quais doenças representam o maior risco para a saúde pública com base em dois aspectos. O primeiro é seu potencial epidêmico, enquanto o segundo é a falta ou insuficiência de medidas para contê-la.

Na lista da OMS, já estão doenças como a própria Covid-19, a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), o ebola, o Marbug, o Zika, a febre hemorrágica e doenças Nipah. Agora, mais um item foi adicionado: a Doença X.

O que é a Doença X

A Doença X representa um problema de saúde pública causado por algum agente infeccioso desconhecido, seja vírus ou bactéria. Por exemplo, um microorganismo nunca antes encontrado, que causa uma doença que espalha mundialmente.

Familiar? Sim. A Covid-19 era uma Doença X até a pandemia que começou em 2020.

“Sem investimentos significativos em P&D antes da pandemia de Covid-19, não teria sido possível desenvolver vacinas seguras e eficazes em tempo recorde”, disse o Dr. Michael Ryan, Diretor Executivo do Programa de Emergências de Saúde da OMS.

Em geral, os recursos de pesquisa e desenvolvimento para vacinas, tratamentos e testes são limitados. Por isso, as pesquisas direcionadas pelas diretrizes da OMS estão voltadas para aquelas condições já conhecidas e bastante graves. 

Assim, poderia haver lacunas caso uma pandemia causada por um vírus novo eclodisse. Incluindo a Doença X na lista, a organização pretende fomentar estudos que possibilitam a preparação precoce para qualquer condição, inclusive aquelas ainda desconhecidas. 

Isso pode incluir estar pronto para diagnósticos rápidos e também para conter a propagação do agente infeccioso, seja ele qual for.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Bárbara Giovani

Bárbara Giovani

Jornalista de ciência que também ama música e cinema. Já publicou na Agência Bori e participa do podcast Prato de Ciência.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas