Onde assistir ao Oscar 2023: quem concorre aos prêmios, os shows e tudo mais

A 95ª edição do Oscar acontece neste domingo, 12 de março, a partir das 21h, no Dolby Theatre, em Los Angeles. A cerimônia será transmitida pelo TNT e HBO Max
Oscar

Alô, amantes do cinema presentes, chegou o dia! O Oscar 2023 acontece neste domingo, dia 12 de março. Pelo segundo ano consecutivo, após a pandemia do coronavírus, a cerimônia volta para a sua casa desde 2002, o Dolby Theatre no Hollywood & Highland Center, em Los Angeles. 

whatsapp invite banner

E para você não perder nenhum flash da premiação, o Giz Brasil separou abaixo tudo sobre o Oscar 2023: como assistir, apresentações, quem concorre etc. Se liga só:

Onde assistir ao Oscar 2023?

A 95ª edição do Oscar acontece neste domingo, 12 de março, a partir de 21h (horário de Brasília), no Dolby Theatre, em Los Angeles. No Brasil, a cerimônia receberá cobertura completa no canal pago TNT e no streaming HBO Max. Diferente do que estamos acostumados, a Globo não irá transmitir neste ano. 

Com isso, a maior premiação do cinema não poderá ser vista nem na TV Globo nem no Globoplay. No ano passado, o canal deixou a cerimônia restrita ao seu serviço de streaming e não passou na TV. Portanto, as opções de 2023 são TNT e HBO Max. 

https://www.instagram.com/p/CpAsWGkLFWT/?utm_source=ig_web_copy_link

A cobertura completa da TNT terá como apresentadora oficial a Embaixadora das Premiações TNT, Ana Furtado. Os comentários serão de Michel Arouca, com reportagens direto do tapete vermelho de Caroline Ribeiro e Aline Diniz. Nesse meio tempo, a dupla fará entrevistas com celebridades e exibirá bastidores da festa. A transmissão começa às 20h. 

A cerimônia contará com tradução ao vivo de Regina McCarthy e Robert Greathouse. E a cobertura digital estará sob a responsabilidade de Gabriela Araújo para as redes sociais da TNT e HBO Max. Posteriormente ao evento, a cobertura completa estará disponível na HBO Max durante três dias.

Quem concorre ao Oscar 2023?

Entre os principais filmes estão: “Tudo em Todo O Lugar Ao Mesmo Tempo” (11 indicações, incluindo Melhor Filme) e “Os Fabelmans” (7 indicações, incluindo Melhor Direção). 

Outros longas que concorrem: “Avatar: O Caminho da Água” (4 indicações, incluindo Melhor Design de Produção), “Os Banshees de Inisherin” (8 indicações, incluindo Melhor Roteiro Original), “Elvis” (8 indicações, incluindo Melhor Fotografia), “Top Gun: Maverick” (6 indicações, incluindo Melhor Canção Original) e “A Baleia” (3 indicações, incluindo Melhor Ator).

Confira aqui a lista completa dos indicados pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Quem vai apresentar o Oscar 2023?

A premiação será comandada pelo comediante e apresentador Jimmy Kimmel, que assume o posto pela terceira vez. Contudo, diversos artistas foram convidados pela Academia para apresentar prêmios, como Dwayne Johnson (“Adão Negro”), Michael B. Jordan (franquia “Creed”), Jonathan Majors (“Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania”), Riz Ahmed (“Rogue One: Uma História Star Wars”), Melissa McCarthy (“Gilmore Girls”), a cantora Janelle Monáe (“Moonlight: Sob a Luz do Luar”) e Zoe Saldaña (“Avatar: O Caminho da Água”). 

Confira a lista de apresentadores dos prêmios do Oscar, já divulgado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas:

As performances do Oscar 2023

Como tradição do Oscar, na maioria dos anos, todas as canções indicadas têm performance durante a cerimônia. Em contrapartida, a concorrência para o prêmio de Melhor Canção Original está pesada. 

Disputam a categoria, Sofia Carson e Diane Warren por “Applause”, do filme “Elas por Elas” (2022), David Byrne, Stephanie Hsu & Son Lux por “This Is A Life” de “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” (2022), Rihanna por “Lift Me Up” de “Pantera Negra: Wakanda para Sempre” (2022) e a grande favorita “Naatu Naatu”, do longa indiano “RRR (Revolta, Rebelião, Revolução)”.

A canção de M. M. Keeravani e Chandrabose saiu vitoriosa na última edição do Globo de Ouro e tem grandes chances de repetir o feito. O número musical terá como intérpretes Rahul Sipligunj e Kaala Bhairava, ambos fazendo sua estreia oficial nos palcos. 

Vale lembrar que todos os indicados a Melhor Canção Original irão performar no Oscar 2023, exceto Lady Gaga. A música “Hold My Hand”, trilha sonora de “Top Gun: Maverick”, será apresentada apenas em videoclipe com cenas do longa. 

Como será a cerimônia do Oscar 2023?

Até o momento, pouco se sabe sobre o formato da grande cerimônia. Entretanto, em novembro do ano passado, a Variety revelou que todas as 23 categorias serão incluídas na transmissão ao vivo do Oscar 2023.

Anteriormente em 2022, oito categorias – edição, design de produção, maquiagem e penteado, trilha sonora original, som, curta-metragem live-action, curta-documentário e curta-metragem de animação – foram entregues fora da transmissão ao vivo, com os destaques editados durante a cerimônia. 

“Equipe de Crise” do Oscar

Oscar

A entrega do Oscar 2023 acontece em 12 de março – Imagem: Reprodução/Twitter

O momento em que Will Smith deu um tapa em Chris Rock deu muitas lições para a organização do prêmio. A situação fez a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas implementar uma “equipe de crise” para a premiação de 2023, a fim de impedir rapidamente qualquer possível emergência em tempo real. 

No ano passado, a  organização do Oscar foi muito criticada por esperar muito tempo para responder ao tapa. Após o incidente, Will subiu ao palco ao ser anunciado como vencedor do Oscar de melhor ator, o que despertou questionamentos sobre a ausência de segurança na premiação. 

A situação ficou ainda pior quando a Academia baniu o ator da organização por dez anos, mesmo após o pedido de desculpas de Will Smith, e pouco depois do mesmo renunciar voluntariamente como membro.Em suma, tudo indica que a nova equipe de crise reagirá o mais próximo possível do tempo real, caso ocorra alguma emergência na cerimônia deste ano. 

Rayane Moura

Rayane Moura

Rayane Moura, 26 anos, jornalista que escreve sobre cultura e temas relacionados. Fã da Marvel, já passou pela KondZilla, além de ter textos publicados em vários veículos, como Folha de São Paulo, UOL, Revista AzMina, Ponte Jornalismo, entre outros. Gosta também de falar sobre questões sociais, e dar voz para aqueles que não tem

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas