_Cultura

Onde assistir ao Oscar 2023: quem concorre aos prêmios, os shows e tudo mais

A 95ª edição do Oscar acontece neste domingo, 12 de março, a partir das 21h, no Dolby Theatre, em Los Angeles. A cerimônia será transmitida pelo TNT e HBO Max

Oscar

Alô, amantes do cinema presentes, chegou o dia! O Oscar 2023 acontece neste domingo, dia 12 de março. Pelo segundo ano consecutivo, após a pandemia do coronavírus, a cerimônia volta para a sua casa desde 2002, o Dolby Theatre no Hollywood & Highland Center, em Los Angeles. 

E para você não perder nenhum flash da premiação, o Giz Brasil separou abaixo tudo sobre o Oscar 2023: como assistir, apresentações, quem concorre etc. Se liga só:

Onde assistir ao Oscar 2023?

A 95ª edição do Oscar acontece neste domingo, 12 de março, a partir de 21h (horário de Brasília), no Dolby Theatre, em Los Angeles. No Brasil, a cerimônia receberá cobertura completa no canal pago TNT e no streaming HBO Max. Diferente do que estamos acostumados, a Globo não irá transmitir neste ano. 

Com isso, a maior premiação do cinema não poderá ser vista nem na TV Globo nem no Globoplay. No ano passado, o canal deixou a cerimônia restrita ao seu serviço de streaming e não passou na TV. Portanto, as opções de 2023 são TNT e HBO Max. 

A cobertura completa da TNT terá como apresentadora oficial a Embaixadora das Premiações TNT, Ana Furtado. Os comentários serão de Michel Arouca, com reportagens direto do tapete vermelho de Caroline Ribeiro e Aline Diniz. Nesse meio tempo, a dupla fará entrevistas com celebridades e exibirá bastidores da festa. A transmissão começa às 20h. 

A cerimônia contará com tradução ao vivo de Regina McCarthy e Robert Greathouse. E a cobertura digital estará sob a responsabilidade de Gabriela Araújo para as redes sociais da TNT e HBO Max. Posteriormente ao evento, a cobertura completa estará disponível na HBO Max durante três dias.

Quem concorre ao Oscar 2023?

Entre os principais filmes estão: “Tudo em Todo O Lugar Ao Mesmo Tempo” (11 indicações, incluindo Melhor Filme) e “Os Fabelmans” (7 indicações, incluindo Melhor Direção). 

Outros longas que concorrem: “Avatar: O Caminho da Água” (4 indicações, incluindo Melhor Design de Produção), “Os Banshees de Inisherin” (8 indicações, incluindo Melhor Roteiro Original), “Elvis” (8 indicações, incluindo Melhor Fotografia), “Top Gun: Maverick” (6 indicações, incluindo Melhor Canção Original) e “A Baleia” (3 indicações, incluindo Melhor Ator).

Confira aqui a lista completa dos indicados pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Quem vai apresentar o Oscar 2023?

A premiação será comandada pelo comediante e apresentador Jimmy Kimmel, que assume o posto pela terceira vez. Contudo, diversos artistas foram convidados pela Academia para apresentar prêmios, como Dwayne Johnson (“Adão Negro”), Michael B. Jordan (franquia “Creed”), Jonathan Majors (“Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania”), Riz Ahmed (“Rogue One: Uma História Star Wars”), Melissa McCarthy (“Gilmore Girls”), a cantora Janelle Monáe (“Moonlight: Sob a Luz do Luar”) e Zoe Saldaña (“Avatar: O Caminho da Água”). 

Confira a lista de apresentadores dos prêmios do Oscar, já divulgado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas:

As performances do Oscar 2023

Como tradição do Oscar, na maioria dos anos, todas as canções indicadas têm performance durante a cerimônia. Em contrapartida, a concorrência para o prêmio de Melhor Canção Original está pesada. 

Disputam a categoria, Sofia Carson e Diane Warren por “Applause”, do filme “Elas por Elas” (2022), David Byrne, Stephanie Hsu & Son Lux por “This Is A Life” de “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” (2022), Rihanna por “Lift Me Up” de “Pantera Negra: Wakanda para Sempre” (2022) e a grande favorita “Naatu Naatu”, do longa indiano “RRR (Revolta, Rebelião, Revolução)”.

A canção de M. M. Keeravani e Chandrabose saiu vitoriosa na última edição do Globo de Ouro e tem grandes chances de repetir o feito. O número musical terá como intérpretes Rahul Sipligunj e Kaala Bhairava, ambos fazendo sua estreia oficial nos palcos. 

Vale lembrar que todos os indicados a Melhor Canção Original irão performar no Oscar 2023, exceto Lady Gaga. A música “Hold My Hand”, trilha sonora de “Top Gun: Maverick”, será apresentada apenas em videoclipe com cenas do longa. 

Como será a cerimônia do Oscar 2023?

Até o momento, pouco se sabe sobre o formato da grande cerimônia. Entretanto, em novembro do ano passado, a Variety revelou que todas as 23 categorias serão incluídas na transmissão ao vivo do Oscar 2023.

Anteriormente em 2022, oito categorias – edição, design de produção, maquiagem e penteado, trilha sonora original, som, curta-metragem live-action, curta-documentário e curta-metragem de animação – foram entregues fora da transmissão ao vivo, com os destaques editados durante a cerimônia. 

“Equipe de Crise” do Oscar

A entrega do Oscar 2023 acontece em 12 de março – Imagem: Reprodução/Twitter

O momento em que Will Smith deu um tapa em Chris Rock deu muitas lições para a organização do prêmio. A situação fez a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas implementar uma “equipe de crise” para a premiação de 2023, a fim de impedir rapidamente qualquer possível emergência em tempo real. 

No ano passado, a  organização do Oscar foi muito criticada por esperar muito tempo para responder ao tapa. Após o incidente, Will subiu ao palco ao ser anunciado como vencedor do Oscar de melhor ator, o que despertou questionamentos sobre a ausência de segurança na premiação. 

A situação ficou ainda pior quando a Academia baniu o ator da organização por dez anos, mesmo após o pedido de desculpas de Will Smith, e pouco depois do mesmo renunciar voluntariamente como membro.Em suma, tudo indica que a nova equipe de crise reagirá o mais próximo possível do tempo real, caso ocorra alguma emergência na cerimônia deste ano. 

Sair da versão mobile