Durante os últimos anos, as fabricantes de smartphones têm colocado duas, três, quatro ou até mesmo cinco ou mais câmeras nas traseiras dos aparelhos – a ponto de causar tripofobia em algumas pessoas. Com o Concept One, a OnePlus está testando sair dessa e ousar um pouco no design.
Para o Concept One, a marca está tomando inspiração na indústria automobilística e suas colaborações anteriores com a McLaren. Desta vez, em vez de usar fibra de carbono, a One Plus foi mais ambiciosa e tentou adaptar vidro eletrocrômico (ou vidro EC) para os smartphones.
Na McLaren 720 de US$ 300 mil, o vidro EC é usado para tingir o teto solar e prevenir que você cozinhe dentro do veículo. Ao passar uma corrente elétrica através do vidro, ele consegue ir do transparente para o totalmente opaco – e todas as variações entre esses dois extremos.
[foo_gallery]
O problema para a OnePlus é que o vidro do carro é grosso e, além disso, o tempo que leva para o teto solar da McLaren 720 ir do transparente para o opaco não é tão rápido quanto se pode imaginar. Ou seja, antes de colocar o vidro EC no Concept One, a fabricante precisou melhorar a espessura e a velocidade de transição de cor.
A OnePlus afirma que foram necessários meses de pesquisa e desenvolvimento para a criação do que ela acredita ser o vidro EC mais fino e mais ágil do mercado, medindo apenas 0,35mm e com um tempo de transição de 0,7 segundos.
Isso significa que tempo necessário para abrir o aplicativo de câmera é o mesmo para que o vidro EC na traseira do Concept One sair do preto total para o transparente, permitindo que você tire fotos normalmente.
Isso permite que a OnePlus esconda os três sensores de câmera atrás desse vidro enquanto você quer tirar fotos – e parece que não há nada ali. No entanto, se você estiver sob uma luz forte ou com a ajuda de um brilho bem posicionado, ainda é possível perceber uns pontinhos pretos atrás do vidro especial da marca.
Mesmo assim, esse é um efeito bacana que poderia ajudar a combater os módulos gigantescos de câmera que temos visto em diversos celulares como o iPhone 11 Pro, Huawei Mate 20 Pro e outros.
Esconder as câmeras não é a única função do vidro EC do Concept One. Ao modular a quantidade de corrente elétrica que passa pelo vidro, a OnePlus consegue defini a opacidade a níveis específicos, transformando-o em um filtro de densidade neutro.
Isso permite que você capture imagens com maior tempo de exposição e ISOs menores ao fotografar em ambientes muito claros, ajudando na captação de uma gama dinâmica mais ampla.
Embora a ideia seja promissora, o vidro EC e o filtro ND do Concept One ainda precisam de alguns ajustes finos, já que eles adicionam um tom esverdeado nas fotos quando estão ativos. Não é algo que você espera em um smartphone.
Além do vidro EC, o Concept One usa uma técnica de deposição física de vapor para criar uma liga única de alumínio e ouro 24K, que dá um acabamento especial ao smartphone, principalmente nas laterais. Apesar da estética, não sei quais outros benefícios esse alumínio PVD poderia oferecer.
Dito isso, com o vidro EC que ajuda a esconder a câmera e suas bordas bonitas e do couro laranja papaia, (o mesmo que da McLaren 720s), esse é, sem dúvidas, o smartphone mais bonito que a OnePlus já fez, pelo menos na parte traseira. A parte frontal do smartphone é idêntica ao do OnePlus 7T Pro McLaren 5G.
Pelo fato de o aparelho ser um conceito, não existe pressão nenhuma para a OnePlus fazer tudo funcionar perfeitamente – como seria de esperar em um produto com produção em larga escala. E até a marca diz que ainda precisa de bastante tempo para testar a durabilidade do vidro EC até que ele possa ser colocado em algo para os consumidores.
Quando eu vi a OnePlus lançar os teasers para esse anúncio, tinha a expectativa de que a marca aproveitasse a oportunidade de apresentar algo bem maluco. E sinto que eles desperdiçaram um pouco essa oportunidade; o Concept One parece ser muito bem acabado.
Não me entenda mal, o aparelho tem ótima aparência, mas gostaria que a fabricante tivesse ousado na parte frontal também. Ou dizer que esse modelo seria capaz de carregar sem fio. Seria legal, não?
Mas para uma empresa que até agora não tinha uma presença oficial na CES, o Concept One foi uma boa tacada da OnePlus para testar um design inovador. Seja mais ousada da próxima vez, afinar, esses conceitos malucos provavelmente são o que há de melhor na feira de Las Vegas.