_Cultura

Oscar 2022: “Ataque dos Cães” e “Duna” lideram indicações; Lady Gaga fora da lista

"Ataque dos Cães" liderou as indicações - e Lady Gaga ficou de fora. Veja a lista completa dos indicados à premiação, que acontece em 27 de março

filmes

Ataque dos Cães - Imagem: Divulgação/Reprodução Netflix

O prêmio mais esperado pelos amantes de cinema está chegando. Os indicados ao Oscar 2022 veio a público na manhã desta terça-feira (8), apresentada pelos atores Tracee Ellis Ross e Leslie Jordan em uma transmissão ao vivo. A premiação está marcada para 27 de março.

A 94ª edição dos prêmios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas retornará ao tradicional Dolby Theatre em Hollywood, na Califórnia. A cerimônia terá um apresentador pela primeira vez desde 2018. O nome do anfitrião ainda não foi anunciado. 

O Oscar normalmente acontece em fevereiro, mas foi adiado devido a variante ômicron, que suspendeu novamente diversos eventos em Hollywood. Além disso, a cerimônia evitou competir com o Super Bowl nos Estados Unidos e os Jogos Olímpicos de Inverno. 

Entre os indicados, “Ataque dos Cães”, filme de Jane Campion com Benedict Cumberbatch, liderou a lista de menções, aparecendo em 12 categorias no total — incluindo Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Ator.

Jane Campion, diretora do longa, se tornou a primeira mulher com duas indicações na categoria de direção da história do Oscar. O segundo filme mais indicado foi “Duna”, que concorre em dez categorias.

Em terceiro lugar ficaram “Belfast” e “Amor, sublime amor”, com sete indicações cada. Enquanto “King Richard: Criando Campeãs”, fechou o ano com seis categorias. Além desses, “Flee” se tornou o primeiro longa da história a ser indicado a melhor documentário, melhor filme internacional e melhor animação no mesmo ano.

Lady Gaga, que era a principal cotada para concorrer a melhor atriz por “Casa Gucci”, ficou de fora. O filme foi indicado apenas na categoria de maquiagem e cabelo. A atriz acumulou indicações nos quatro principais prêmios do cinema por seu papel no longa: Critics Choice, Globo de Ouro, SAG Awards e BAFTA.

O Brasil, como já havia sido informado desde a divulgação de uma pré-lista de concorrentes, ficou de fora da disputa pelo Oscar de filme internacional pelo 23º ano consecutivo. O país tentava uma vaga com “Deserto Particular”, de Aly Muritiba.

Confira a lista completa de indicados ao Oscar 2022:

Melhor filme

Melhor direção

Melhor atriz

Melhor ator

Melhor atriz coadjuvante

Melhor ator coadjuvante

Melhor filme internacional

Melhor roteiro adaptado

Melhor roteiro original

Melhor figurino

Melhor trilha sonora

Melhor animação

Melhor curta de animação

Melhor curta-metragem em live action

Melhor documentário

Melhor documentário de curta-metragem

Melhor som

Canção original

Maquiagem e cabelo

Efeitos visuais

Melhor fotografia

Melhor edição

Melhor design de produção

Sair da versão mobile