De acordo com a CNET, o Galaxy Note 10 vai ser lançado em 7 de agosto na cidade de Nova York — baseado no lançamento do Note 9 em 9 de agosto, parece fazer sentido. Mas mais importante que o lançamento do Note 10 é o que a Samsung planeja para o seu próximo grande smartphone.
Critiquei a Samsung durante o ano de 2018 por jogar seguro, mas a empresa tem sido muito mais agressiva em 2019. No Galaxy S10, a Samsung atualizou seu aparelho topo de linha com leitor de digitais sob a tela, câmeras triplas na traseira e uma câmera selfie discreta na frente, além de uma versão especial 5G do S10 com uma tela de 6,7 polegadas e uma câmera time-of-flight 3D. E então tem o Galaxy Fold, que por mais problemas que tenha tido com sua durabilidade, ofereceu um vislumbre de uma nova classe de dispositivos móveis.
According to the simple Galaxy Note10 Pro rendering made by the protective film and cover, do you remember how I taught you? The key is two white lines.😎 pic.twitter.com/r9OqFNDsql
— ICE UNIVERSE (@UniverseIce) June 19, 2019
Mas ao mesmo tempo, com rumores de que o próximo iPhone terá três câmeras e o Google mostrando imagens do Pixel 4 com múltiplas câmeras traseiras, está claro que os principais competidores da Samsung entrarão nesta briga com recursos semelhantes.
Isso torna o Note 10 uma espécie de ponto de virada para os telefones da Samsung, já que a empresa tenta aperfeiçoar o que você pode fazer em um smartphone contemporâneo, enquanto também olha para um futuro com dispositivos com telas flexíveis. Então, aqui estão as cinco maiores perguntas sobre o Galaxy Note 10.
Nós realmente precisamos de duas versões do Note 10?
Quando os primeiros rumores afirmavam que o Galaxy Note 10 só ia ter bateria de 4.170 mAh, foi um pouco decepcionante, já que é apenas 170 mAh maior que a bateria de 4.000 mAh do Note 9 e 330 mAh menor do que você recebe no Galaxy S10 5G. O que torna especialmente preocupante quando você considera que o Note 10 também deve suportar a conectividade 5G.
Compare the size of Note10 and Note Pro pic.twitter.com/XWsEEDVjY1
— ICE UNIVERSE (@UniverseIce) June 18, 2019
Mas agora, baseado nos relatos de imprensa da Coreia do Sul feitos pelo Bell e ETNews, parecce que a Samsung está planejando fazer duas versões do Galaxy Note 10: um modelo pequeno de 6,3 ou 6,4 polegadas, e uma versão grande com 6,7 ou 6,8 polegadas.
Preciso perguntar também: as pessoas realmente querem um Galaxy Note 10 menor, dado que o dispositivo é conhecido justamente por ser grandão?
Claro, pode ser legal ter a opção de usar uma caneta em um dispositivo um pouco menor, mas a linha Note tem sido historicamente equipada com os maiores e mais rápidos componentes que a Samsung pode colocar em um telefone. Ao fazer uma versão menor do Note, a Samsung pode estar diminuindo o que deve ser o aparelho tecnicamente mais impressionante.
O que mais a Samsung pode adicionar na stylus do Note 10?
No ano passado, a Samsung adicionou algumas funcionalidades de controle remoto na S-Pen, permitindo que os usuários pulem músicas ou abram apps específicos ao pressionar um botão da stylus do Note 9. Lógico, são truques, mas nos últimos anos, parece que a Samsung atingiu o limite do quanto pode avançar com a S-Pen.
E quando você adiciona velocidade e responsividade em telas sensíveis ao toque modernas, você terá também de imaginar quantas pessoas vão querer um smartphone com uma Stylus.
Quantas câmeras e quão distante será o zoom?
A Huawei chamou a atenção de todo mundo ao adicionar um zoom óptico de 5x ao P30 Pro. No entanto, o que a maioria das pessoas não sabe é que a Huawei licenciou a tecnologia da CorePhotonics, uma empresa que a Samsung comprou no ano passado. Então, a grande questão é se a Samsung já está preparada para incluir esta tecnologia no Note 10, possivelmente junto com a câmera time-of-flight presente no Galaxy S10 5G.
These renderings are a bit exaggerated, especially the chin, which is actually only a little smaller than the S10+. pic.twitter.com/1Xg2GJngTm
— ICE UNIVERSE (@UniverseIce) June 7, 2019
Se a Samsung colocar estes dois itens no Note 10 junto com uma câmera ultra-grande angular e o sensor principal do Galaxy S10, isso daria ao Note 10 quatro câmeras distintas para ele trabalhar, o que pode ser um dos melhores equipamentos disponíveis entre os aparelhos lançados neste ano.
Será que este ano a Samsung vai acabar com a entrada tradicional de fone de ouvido?
Embora headphones Bluetooth estejam cada vez mais comuns, a Samsung sempre teve boa vontade ao manter a entrada convencional, que tanto agrada fãs de áudio com fio. No entanto, a empresa pode ser a última a matar a tradicional conexão P2.
Infelizmente, os últimos rumores vindos da Coreia do Sul sugerem que a dedicação da Samsung à entrada de fone de ouvido vai acabar no Note 10, forçando compradores em potencial a lidar com a entrada USB-C ou usar alguma opção sem fio.
O Note 10 estará à venda antes do Galaxy Fold?
Após a decisão da Samsung de atrasar o lançamento oficial do Galaxy Fold para resolver algumas falhas de design, parece que toda semana há novas informações de uma operadora ou varejista dizendo que foi forçado a cancelar as pré-vendas do aparelho. No entanto, apesar dos repetidos rumores de que o Galaxy Fold será lançado em breve, não ouvimos um pio da própria Samsung.
E se esse atraso continuar por mais tempo, poderemos encontrar uma linha do tempo em que o Note 10 estará à venda antes do Galaxy Fold, apesar de este último ter sido anunciado pela primeira vez no final de fevereiro.