Pés no chão: por que os australianos andam descalços nas ruas
Nos últimos dias, vídeos virais de vários australianos andando descalços nas ruas tem chamado atenção nas redes sociais. Apesar de surpreendente, a explicação (simples e rápida) para isso é que sair sem sapatos já virou um costume na Austrália.
Em comentários, internautas defenderam a prática, ressaltando que ela acontece, principalmente, próximo às praias. É possível ver pessoas descalças indo a postos de gasolina, supermercados, playgrounds e até pubs. Confira, no vídeo:
Andar descalço é comum, inclusive, entre celebridades australianas. O ator Chris Hemsworth e sua família, incluindo a esposa, a atriz espanhola Pataky, da franquia “Velozes e Furiosos“, são adeptos da prática. Inclusive, o casal apareceu diversas vezes em fotos com os pés no chão nas ruas. Veja imagens aqui.
Segundo um relato da jornalista Natasha Frost, ao The New York Times, em fevereiro deste ano, o mesmo vale para a Nova Zelândia. Ela conta que, ao se mudar para o país, também localizado na Oceania, aos 12 anos, um amigo estranhou ao vê-la calçar os sapatos para uma ida rápida à loja de doces.
Já de acordo com o autor Seth Kugel, também para o The New York Times, as pessoas andam descalças no país em diversos lugares. “Não são todos, mas é uma minoria suficientemente significativa para ser bastante impressionante e um pouco desconcertante. Claro, as calçadas da cidade estão limpas. Mas ainda são calçadas da cidade”, disse.
O costume é tão difundido que, em Perth, na Austrália Ocidental, em 2021, uma escola virou notícia ao redor do mundo. Isso porque ela implementou uma política de “calçado opcional”. Os responsáveis pela instituição disseram que a ação ajuda as crianças “a melhorar a postura, a desenvolver a consciência sensorial e a fortalecer os pés e o corpo”.
Como começou o hábito?
Não há uma explicação direta para o hábito, mas ele pode ter sido influenciado pelas culturas indígenas locais. Por outro lado, para o professor emérito de pesquisa cultural na Universidade de Sidney Ocidental, David Rowe, ficar descalço era uma oportunidade para os migrantes das regiões frias da Europa celebrarem uma vida mais fácil num clima mais quente no hemisfério sul.
“Desenvolveu-se a cultura de tirar os sapatos como sinal de que você deixou o hemisfério norte para trás… Este é um novo país, um lugar que adora o Sol e a diversão. Você pode tirar os calçados e abraçar a terra”, disse Rowe.
Andar descalço na rua é seguro?
De fato, andar descalço pode ter alguns benefícios. Em seu site, a equipe de podologia britânica The Foot Hut destacou que caminhar sem sapatos pode realmente melhorar o controle do posicionamento do pé no solo. Além disso, são benéficos para o equilíbrio e a consciência corporal, ajudando no alívio de dores.
Além disso, também pode reduzir joanetes, suor nos pés, infecções fúngicas, entre outros problemas. Já no caso das crianças, ainda facilita o aprendizado na hora dos primeiros passos.
Porém, por outro lado, a prática também pode aumentar a exposição a riscos graves, incluindo lesões como cortes e arranhões ou infecções fúngicas.
Vale lembrar que os humanos inventaram os primeiros calçados por volta de 10 mil a.C.. E isso foi justamente para proteger os pés de ameaças como bichos peçonhentos, espinhos e do calor, por exemplo. Por isso, para andar descalço com segurança, evite ambientes que não sejam seguros ou devidamente limpos.