Pesquisas científicas dependem do seu smartphone; veja como ajudar

Você pode contribuir emprestando um pouco da capacidade de processamento de seu smartphone para pesquisas científicas de diferentes áreas. É fácil!
Imagem: Pexels/Reprodução

Não é uma coisa muito divulgada, mas existem diversos projetos que você pode contribuir para o progresso da ciência mesmo sem ser cientista ou pesquisador. Você pode fazer isso emprestando um pouco da capacidade de processamento de seu smartphone para pesquisas científicas de diferentes áreas. Veja como é fácil.

Para contribuir para as pesquisas, o usuário não precisa se esforçar muito, basta baixar e instalar um programa em seu computador ou smartphone e deixá-lo sendo executado em segundo plano, que os dados coletados serão utilizados para acelerar a pesquisa científica.

Um desses exemplos é o BOINC, ligado à Universidade da Califórnia e com apoio da National Science Foundation, que realiza pesquisas em áreas como biomedicina, física e astronomia.

Para contribuir, acesse a plataforma e clique em “projetos”. Rapidamente será exibida uma lista de todos os projetos que podem receber dados gerados por dispositivos eletrônicos. Ao lado de cada projeto é possível ver o objetivo final da pesquisa, a área de estudo, o patrocinador e informações de quais são os sistemas operacionais compatíveis.

Uma das pesquisas científicas mais interessantes da plataforma é o Einstein@Home, que é mais focado em astronomia. A pesquisa utiliza o processamento do computador para detectar sinais astrofísicos fracos de estrelas de nêutrons giratórias, chamadas também de pulsares.

O estudo na área da astrofísica é patrocinado pela Universidade de Wisconsin e pelo Instituto Max Planck para Física Gravitacional, sediado em Hannover, na Alemanha. Todo o progresso e descobertas realizadas pelo projeto são documentados e podem ser visualizados na aba “publicações” do site.

O Oklo.org tem o objetivo de descobrir novos planetas fora do sistema solar utilizando cálculos da velocidade radial das estrelas. O site disponibiliza para download um console, que à primeira vista aparenta ser bem complexo, mas existe uma página de instruções no site que explica detalhadamente seu funcionamento.

Vale a pena se atentar que as instruções são focadas no Mac OS X 10.5.7, e, caso o usuário tenha um outro sistema operacional, as orientações podem ter algumas mudanças a depender do sistema.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas